O voto em democracia “é um direito mas também um dever” lembra o Pe. José Júlio Rocha

O assistente da Comissão Diocesana Justiça e Paz, interpelado pelo Igreja Açores, apela a todos os açorianos que exerçam o seu “direito e dever” de voto nas eleições europeias do próximo domingo e se pronunciem sobre que modelo de Europa pretendem.

“Convido as pessoas a exercerem o seu direito ao voto, que é também um dever, porque o voto é um dos direitos fundamentais da Democracia” afirma o Pe. José Júlio Rocha sem deixar de lamentar que em Portugal , mormente nos Açores, “a indiferença das pessoas em relação aos destinos de Portugal, e neste caso da Europa, pareça razoavelmente assustadora”.

“Esta ausência de empenho das populações nos destinos de Portugal e da Europa cria novas clivagens e a Democracia fica enfraquecida” aparecendo, depois, “os que recolhem esse descontentamento e no limite a Democracia pode correr perigo”, afirma ainda o sacerdote.

O Teólogo sublinha ainda o contexto que a Europa vive para reforçar a necessidade de uma participação expressiva: “estamos a votar para eleições europeias e, desde a sua fundação, a Europa vive hoje a maior encruzilhada de sempre. Estamos diante do fenómeno do Brexit; de um euroceticismo dominante nos extremos do espectro político, e isso exige de nós um pronunciamento claro sobre que Europa pretendemos” avança.

“É importante que nos pronunciemos acerca do que queremos para a Europa: se queremos que seja a nossa casa comum, um espaço de liberdade das diferenças culturais, onde a matriz judaico cristã que marcou a história da Europa continue a dominar ou se queremos outra coisa”, esclarece.

“Só a participação poderá oferecer-nos uma Europa mais forte económica e culturalmente falando”, conclui o sacerdote que não é a primeira vez que se refere aos perigos que a Democracia enfrenta juntando a sua voz à do Papa Francisco.

As eleições europeias decorrem no próximo domingo, dia 26 em todos os Estados Membros da União e elegerão 751 eurodeputados. Em Portugal serão eleitos 21 representantes nacionais.