Iraque: Jornada de oração pela paz

Fundação Ajuda à Igreja que Sofre pede que no dia 6 de agosto se reze pela Igreja e pelo país

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre promove no dia 6 de agosto, quarta-feira, uma jornada internacional de oração pela Igreja no Iraque.

“Promover uma jornada de oração pela Igreja do Iraque, pelos cristãos, pela paz e também pelos muçulmanos, porque o que está a acontecer no Iraque não afeta só a comunidade cristã”, explica Catarina Martins, diretora da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) em Portugal.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a diretora da Fundação AIS refere que esta jornada pretende ser “uma oração ecuménica” em que todos são convidados a “rezar pela paz e pela reconciliação no Iraque”.

A Fundação AIS uniu-se ainda a D. Louis Rafael Sako, patriarca católico Caldeu do Iraque, e à comunidade cristã do Iraque, que relata “o crime hediondo” que do Estado Islâmico está a realizar “não apenas contra os cristãos, mas contra a humanidade”.

O patriarca católico Caldeu do Iraque explica que as palavras do Papa Francisco, na mensagem para o dia Mundial da Paz de 2014, são o sentimento de fraternidade e solidariedade que “é necessário neste momento no Iraque” para apoiar uma “nação tão atormentada para superar a presente crise que mergulhou milhares de pessoas inocentes numa grande angústia”.

A Fundação pontifícia AIS recorda que os cristãos no Iraque “tiveram de escolher entre a morte e o exílio, após o ultimato do IS (Estado Islâmico)”.

“Pela primeira vez em dois mil anos, Mossul não tem um único cristão”, alerta D. Louis Rafael Sako.

Antes de obrigar a escolher entre a conversão imposta, a fuga ou a morte, “os militantes islâmicos marcaram todas as casas dos cristãos com a letra ‘N’ que no alfabeto árabe significa ‘Nazara’”, ou seja cristão, acrescenta a AIS. A marca imposta nas casas dos cristãos motivou a Fundação AIS a criar a página www.wearechristians.info onde convida todas as pessoas “dar a face” pelos cristãos do Iraque, participando na construção da letra “N” do alfabeto árabe com uma fotografia pessoal.

Na mensagem que D. Louis Raphael I Sako escreveu para a Jornada de oração pela paz, desta quarta-feira, o patriarca também enviou uma oração “pelo povo do Iraque” (em anexo).

A Fundação pontifícia AIS faz também o apelo que se “acenda uma vela”, no seu sítio na internet, e informa que em cada domingo vai ser “acesa uma vela no Santuário de Nossa Senhora de Fátima” que simbolizam todas as velas acesas virtualmente.

Scroll to Top