Jornadas da Pastoral Litúrgica retomadas em Fátima

Prefeito de Estudos do Seminário é orador

A um ano da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, grande parte da atividade da Igreja Católica em Portugal tem esse evento como horizonte, o que acontecerá também no final de julho, com o Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica.

“Celebrar com os jovens, Rumo à JMJ Lisboa 2023” é o tema do 46.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, a realizar no Santuário e Fátima entre 25 e 28 de julho, depois de dois anos de interregno devido à pandemia de covid-19.

A primeira conferência sobre “A participação dos jovens na Liturgia” será proferida pelo padre Jorge Ferreira, Prefeito de Estudos do Semninário Episcopal de Angra, doutorando em Liturgia no Instituto de Santo Anselmo, em Roma.

Ao longo de quatro dias, os participantes no encontro vão debater temas como “A participação dos jovens na liturgia”, “Dimensão comunitária da liturgia”, “A liturgia na pastoral juvenil vocacional”, “Os jovens e a música para a liturgia Fernando Lapa” ou “Cuidar da linguagem simbólica das celebrações litúrgicas em perspetiva ecológica”.

A conferência de encerramento estará a cargo do padre Adelino Ascenso, Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova, subordinada ao tema “Educar para o silêncio orante.

O Secretariado Nacional de Liturgia, organizador do encontro, classifica o evento como “uma proposta de estudo e de práticas litúrgicas que vão abrindo caminhos novos na renovação conciliar da liturgia”.

“Não se subestimem os jovens como se fossem incapazes de abrir-se a propostas contemplativas; basta encontrar os estilos e modalidades adequados para os ajudar a entrar nesta experiência de tão alto valor”, sublinha Secretariado Nacional de Liturgia, citando o Papa Francisco na exortação apostólica “Cristo Vive”.

(Com Lusa)

Scroll to Top