Jornadas de Canto Litúrgico iniciam-se na Serreta com ampla participação de coros da Ilha Terceira

Formação envolve cerca de 60 pessoas

Foto: Ouvidoria de Angra/JV

O Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, na Serreta, acolhe desde esta segunda-feira, as Jornadas de Canto Litúrgico da Ilha Terceira, uma iniciativa promovida pelo Departamento de Liturgia da Ilha, a pedido da zona oeste da Ouvidoria de Angra. A formação decorre até ao dia 30 e conta com 58 participantes provenientes de todas as zonas pastorais da Ouvidoria.

As inscrições distribuem-se da seguinte forma: Serreta (15), Altares (3), Cinco Ribeiras (2), Conceição (6), Doze Ribeiras (1), Porto Judeu (11), Santa Bárbara (11), São Bartolomeu (5), São Mateus da Calheta (2) e Sé (2).

De acordo com a organização, as jornadas têm como principais objetivos melhorar o desempenho e o conhecimento dos coros paroquiais, enriquecer o repertório musical e promover a formação litúrgica, nomeadamente sobre o sentido teológico e pastoral dos cânticos, o uso adequado nas celebrações e a interpretação das letras.

Os participantes estão a trabalhar e interpretar cânticos de autores açorianos, continentais e estrangeiros, proporcionando um panorama alargado da música litúrgica e incentivando a valorização das diversas tradições musicais da Igreja.

Esta ação formativa pretende ainda reforçar a “comunhão” entre os coros das várias paróquias e contribuir para uma vivência mais consciente, participada e harmoniosa da liturgia na Diocese de Angra.

Scroll to Top