Encontro realiza-se de 25 a 27 de setembro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima

As Jornadas Nacionais de Catequistas 2015 , que estão a decorrer em Fátima desde ontem até domingo , estão a discutir o tema ‘Educar na Misericórdia de Deus’.

“A formação, destinada a Catequistas de todo o país, acontece em plena Semana Nacional da Educação Cristã e tem como ponto de partida a Bula Misericordiae Vultus com a qual o Papa Francisco convocou o Ano Santo da Misericórdia para toda a Igreja”, explica Departamento de Catequese, do Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC).

Os trabalhos das JNC2015, que contam com a participação de três elementos do Serviço Diocesano de Apoio à Evangelização e Catequese da Diocese de Angra, entre eles o seu diretor, o Cónego António Henrique Pereira, começaram com o a sessão de boas-vindas por D. António Moiteiro, vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e da Doutrina da Fé, seguido de uma conferência – “A Misericórdia de Deus na Bíblia”-, pelo padre Júlio Franclim do Couto Pacheco, biblista da Diocese de Aveiro.

Hoje, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, apresenta «A missão de anunciar a Misericórdia de Deus na Catequese».

“Os Sacramentos da Misericórdia” são apresentados aos catequistas pelo diretor do Departamento da Liturgia do Patriarcado de Lisboa, o cónego Luís Manuel Pereira da Silva, a partir das 12h00.

Para a tarde do segundo dia de JNC2015, o Departamento da Catequese do SNEC preparou uma tarde de conferências temáticas e ateliês de formação e à noite o “habitual serão cultural”, as 21h30.

A série de conferências tem quatro temas: Despertar Religioso das Crianças; Catequese Familiar; Catequese dos Adolescentes e Pedagogia do Serviço e Escola Paroquial de Pais.

Por sua vez, os ateliês de formação vão refletir sobre a “1.º e 2.º fase do processo catequético” analisando os diferentes catecismos e percursos formativos do 1.º ao 6.º volume da catequese.

A “prática da Misericórdia” é a proposta para o último dia de JNC2015, que começa com a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa e Vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, D. Nuno Brás.

Às 10h30 o padre José Manuel Pereira de Almeida, coordenador Nacional da Pastoral da Saúde, apresenta a conferência “Catequese e Prática da Misericórdia” e a partir das 12h10, o departamento nacional da Catequese dará a conhecer o seu programa e os novos manuais a cargo do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

As Jornadas Nacionais de Catequistas 2015 terminam este domingo, pelas 12h45, com o envio dos catequistas para as suas comunidades.

CR/Ecclesia