Bispo das Forças Armadas preside à ordenação do diácono dehoniano Gil Silva

Livramento acolhe ordenação do primeiro sacerdote saído do Centro Missionário em Ponta Delgada

Gil Silva, 32 anos, vai ser o primeiro sacerdote açoriano da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus oriundo do Centro Missionário de Ponta Delgada, onde ingressou quando completou o 12º ano.

A ordenação que será presidida pelo Bispo das Forças Armadas, D. Manuel Linda, será celebrada na igreja do Livramento, no dia 25 de julho, às 19h00, um dia que a paróquia viverá como o Dia da Comunidade com várias atividades socio-culturais já definidas, entre concertos, peças de teatro, e um jantar partilhado.

Na cerimónia, aberta a toda a comunidade, concelebrarão diferentes sacerdotes, entre eles o novo superior provincial da Congregação em Portugal, Pe José Agostinho de Figueiredo Sousa, para além dos sacerdotes residentes nesta comunidade de Ponta Delgada, a única dentro da diocese de Angra e que é composta atualmente por cinco padres.

Gil Alfredo Silva nasceu no Canadá em 1983 e veio para os Açores, mais concretamente para a paróquia da Conceição, na Ribeira Grande, três anos e meio depois. Fez o seu ingresso no Centro Missionário quando terminou o 12º ano na Escola Secundária da Ribeira Grande, embora o primeiro contacto com esta comunidade tenha sido por volta dos 13 anos, quando frequentou um retiro para jovens catequizandos.

Em 2000 viveu durante um ano no Centro Missionário e quando completou os estudos secundários ingressou no Seminário do Porto, depois lisboa e atualmente é membro da comunidade do Seminário Pe Dehon, em Rio Tinto.

Professou os seus votos para ingressar na vida religiosa em 2005. Durante a sua formação desenvolveu trabalho pastoral, orientado pelas comunidades onde viveu e esteve um mês em Moçambique ao abrigo de um programa de leigos dehonianos.

Recorde-se que o Bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, é membro desta Congregação.

Scroll to Top