Festas celebram-se de 1 a 7 de setembro

A Igreja Matriz da Povoação, na ilha de São Miguel, vai celebrar a sua padroeira, Nossa Senhora da Mãe de Deus, de 1 a 7 de setembro, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

O tríduo preparatório realiza-se de 1 a 3 de setembro, com oração do terço orientada pelos Romeiros, Legião de Maria juvenil e Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, respetivamente e animada pelo Corais da ouvidoria, nomeadamente Coral de Nossa Senhora Mãe de Deus, com as comunidades da Lomba do Carro e Pomar; Coro Juvenil de Nossa Senhora Mãe de Deus, com as comunidades da Vila e Lomba dos Pós e Coral de Nossa Senhora de Fátima, com a comunidade da Lomba do Botão.

No dia 4 será celebrada uma Missa Campal, na Praça Velha, ás 9h30 e a inauguração da iluminação da festa realiza-se às 20h30 desse dia.

No dia 5 , pelas 16h00, será celebrada a Missa com os idosos do Lar da Santa Casa da Misericórdia, na Matriz e à noite a Missa vespertina.

No dia 6, dia principal da Festa a Missa às 12h00 e a Procissão, às 18h00, constituem os momentos altos do dia. A procissão será acompanhada pela Filarmónica Eco Edificante do Nordeste, Sociedade Harmónica Furnense das Furnas, Sociedade Filarmónica Sagrado Coração de Jesus do Faial da Terra, Sociedade Filarmónica Marcial Troféu da Povoação, e Charanga dos Escuteiros da Povoação.

No dia 7 será celebrada uma missa vespertina por intenção dos emigrantes e à noite será feita a despedida à imagem de Nossa Senhora da Mãe de Deus.

Paralelamente a este programa religioso há um cartaz profano que engloba grupos folclóricos, cantigas ao desafio, entre outros.