MCC abre novo ano pastoral com peregrinação à Serreta

Movimento aposta nos momentos de formação e oração

O Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC), na diocese de Angra, reabre o ano pastoral com a tradicional peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, na Serreta, associando-se à maior festa de verão religiosa da ilha Terceira.

Dois grupos de peregrinos vão a pé da Agualva, e de São Carlos pelo Norte e pelo Sul, às 19 e 20h00, respetivamente, encontrando-se no Santuário para o momento alto- a celebração da Eucaristia- à meia noite e meia, que será presidida pelo assitente diocesano do MCC, Pe Júlio Rocha.

O Movimento , que no próximo mês de maio escolherá os seus novos dirigentes diocesanos, vai realizar pelo menos três cursilhos de homens e três cursilhos de senhoras ao longo do ano pastoral, dois deles em São Miguel e um na Terceira, prevendo-se também pelo menos a realização de dois cursilhos na ilha de Santa Maria.

O primeiro cursilho de homens, realiza-se em São Miguel, de 22 a 25 de outubro, no Centro Missionário dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, seguindo-se uma semana depois o cursilho de senhoras, de 29 de outubro a 1 de novembro, no mesmo lugar. Nesta data realiza-se o cursilho de homens na ilha Terceira, seguindo-se o das senhoras de 5 a 8 de novembro.

A preparação para estes cursilhos já começou e na ilha Terceira há um programa organizado, que começa no dia 9 de outubro com a celebração de envio das equipas reitoras (João Freitas e Teresa Valadão), na Capela do Seminário Episcopal de Angra, seguindo-se a 16 e 23 de outubro o “pré cursilho e a intendência”.

“A intendência é um momento privilegiado de oração que envolve a familia e a comunidade em torno dos cursistas que vão iniciar o seu cursilho como forma de aproximação e de união” referiu ao Sítio Igreja Açores a responsável diocesana do MCC, Benvinda Borges.

Depois dos cursilhos prossegue o trabalho “habitual” do MCC com a realização das ultreias na última sexta feira de cada mês e a primeira e terceira sextas feiras do mês são destinadas às escolas, nos três centros de escola da ilha Terceira: Obras Católicas, Fontinhas e Biscoitos.

Em São Miguel as escolas funcionarão de 15 em 15 dias, depois da abertura formal do ano pastoral, a 26 de setembro, numa celebração na Lomba da Maia. Antes, o sub secretariado de ilha tem programada uma “Ultreia de apresentação” a  6 de novembro, seguida de “uma reunião de grupo e ultreia” a 15 de novembro, como avançou ao Sítio Igreja Açores a responsável Micá Matos.

Além dos momentos celebrativos do Natal e Páscoa, o MCC realizará ainda mais um cursilho de homens e de senhoras em São Miguel, de 7 a 10 de abril e de 14 a 17 de abril, respetivamente e na Terceira celebra-se o “Reencontro” que é um momento de reunião, durante a Quaresma, para cursistas, que já participaram num cursilho e que “aproveitam este momento para reacender a chama que muitos de nós perdemos depois de fazermos o cursilho”.

Refira-se que, pelo menos cinco dirigentes do MCC da diocese participarão no encontro nacional que se realiza em Fátima, nos próximos dias 18 e 19 de setembro, sob a orientação do Bispo Auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho.

Scroll to Top