Pe. João Pires sucede ao Padre Manuel Carlos

O Pe. João Pires é o novo reitor do santuário diocesano de Nossa Senhora dos Milagres na Serreta, na ilha Terceira.

O sacerdote de 46 anos é diocesano e foi ordenado na ilha terceira a 21 de junho de 1998. Foi até agora pároco dos Altares e Raminho e passa agora ser o responsável pelas paróquias da Serreta e Doze Ribeiras.

O Santuário de Nossa Senhora dos Milagres na Serreta é um dos cinco santuários diocesanos e um dos dois santuários marianos do arquipélago, curiosamente os dois localizados na Terceira.

É a este Santuário, que foi elevado a 6 de maio de 2006 por decisão do bispo de Angra D. António de Sousa Braga, acorrem milhares de pessoas durante todo o ano mas principalmente no primeiro fim de semana de setembro altura em que decorrem as festas da Serreta.

Muitos dos peregrinos são pessoas que, por circunstâncias muito díspares, já não têm uma prática religiosa institucionalizada, o que faz sobressair o papel que o Santuário da Serreta presta à Igreja,  nomeadamente em termos de evangelização e disponibilização de sacramentos aos peregrinos.

O Pe. João Pires sucede ao Cónego Manuel Carlos que, a partir de hoje, será o pároco da Matriz de Santa Cruz da Praia, na ouvidoria terceirense da Praia da Vitória.

Ainda na ilha Terceira, mas na ouvidoria de Angra, tomou posse este fim de semana o Pe. Hermínio Mendes, pároco dos Altares.