“Não recebemos um diploma mas um ministério sagrado”, dizem os novos padre e diácono da Diocese de Angra

Ruben Pacheco e Eurico Décio Caetano foram ordenados este sábado pelo Bispo de Angra

As ordenações que ocorreram este sábado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela, na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, foram vistas pelos novos padre e diácono, Ruben Pacheco e Eurico Décio Caetano, respetivamente, foram vividas com “muita alegria, entusiasmo, mas sobretudo sentido de entrega a um ministério sagrado”.

Em declarações ao Portal da Diocese, no final da Missa Solene presidida pelo bispo de Angra e concelebrada pelos principais responsáveis pela igreja diocesana, sobretudo na ilha de São Miguel, e formadores do Seminário Episcopal de Angra, o novo presbítero, que vai paroquiar na ilha de São Jorge no próximo ano pastoral, destacou a importância da “entrega” e do sentido de “serviço” que quer colocar no seu ministério.

Já Eurico Décio Caetano, o sexto diácono da Diocese de Angra, que irá para as Flores, destacou o facto desta “entrega significar uma doação total e permanente a Deus”.

Nas “breves” palavras que dirigiram aos convidados, já no Salão paroquial da Matriz e lidas pelo novo diácono, ambos lembraram uma afirmação de João Paulo II – Olhou-o com misericórdia e escolheu-o- para sublinharem que esta opção de vida “não assenta em méritos, direitos, virtudes ou habilidades”, que outros “certamente teriam mais que nós” mas por “uma entrega nas mãos de Deus que saberá trabalhar-nos para O servir”.

Ruben Pacheco celebra já amanhã a sua Missa Nova, na Maia, pelas 18h00.

Entre os presentes nesta cerimónia destaque para o Pe Bruno Espínola, de 27 anos,  que  foi ordenado no passado dia 13 de julho na igreja Matriz de Santa Cruz da Graciosa, que não recebia uma ordenação há quase 50 anos.

Scroll to Top