Nomeações na Diocese de Angra deixam de fora apenas quatro ouvidorias

Alterações substanciais realizam-se nas ilhas de São Miguel e da Terceira, com reforço da figura do Pároco “in solidum”

O Bispo de Angra, que acaba de assinar o despacho com as nomeações para o próximo ano pastoral na Diocese, pede aos sacerdotes que sejam “solícitos” e demonstrem “responsabilidade pastoral de forma a que se cultive sempre o sentido da Diocese, fomentando ao mesmo tempo o sentido universal da Igreja”, refere uma nota a que a Agência Igreja Açores teve acesso esta sexta feira.

D. António de Sousa Braga assinou ontem o despacho com todas as nomeações para as paróquias , para a Cúria diocesana e para os Serviços Diocesanos da Pastoral, sendo aqui que reside a principal novidade ao ser nomeada para o Serviço da Pastoral da Cultura uma leiga, a professora Universitária Maria Leonor Sampaio Silva.

A outra grande novidade consiste na separação do Serviço Diocesano da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, que passam a ser autónomos, cada um com o seu diretor, pe Ciprinao Pacheco e Pe. Jacinto Bento, respetivamente.

Ao nível paroquial há um claro reforço da figura do Pároco “in solidum”, sobretudo nas duas ilhas maiores.

Todos os anos há uma grande rotatividade de padres e, este, não é excepção. Ao todo são 38 as paróquias afetadas pelo movimento anual de sacerdotes, seja pela nomeação de um novo presbítero seja pela recondução do padre em funções mas cuja provisão foi renovada.

Em São Miguel e na Terceira há nove e sete paróquias, respetivamente, que são partilhadas por vários sacerdotes que asseguram o seu funcionamento.

Na maior ilha do arquipélago, na Ouvidoria das Capelas a paróquia dos Fenais da Luz passa a ser assegurada por dois párocos “in solidum” , os Padres Horácio Daniel Dutra Alves (moderador) e Francisco Manuel Moniz de Melo.

Na Ouvidoria de Ponta Delgada, a maior da ilha de São Miguel, os Padres Marco Sérgio Tavares (moderador), Maximino Medeiros e Bruno  Espínola  (Ordenado no passado dia 13 de julho)  são nomeados Párocos ”in solidum” de Candelária, Feteiras, Ginetes, Mosteiros e Sete Cidades. Os Padres Norberto Brum (moderador), João Luciano Rodrigues e Fernando Teixeira, são nomeados Párocos “in solidum” de Santa Clara e Lajedo.

A paróquia da Fajã de Cima, em Ponta Delgada,  passa a ter um pároco, Pe Marco Bettencourt Gomes, que foi até agora pároco ”in solidum” na Sé de Angra, Caplão do Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo, e responsável pelo Serviço Diocesano da Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja.

Na ilha Terceira há, igualmente, duas situações semelhantes na Ouvidoria com a nomeação do Pe Ricardo Henriques Pereira para Pároco “in solidum” da Sé, ficando dispensado deste serviço o Pe Vasco Parreira e dos Padres João Carlos Freitas da Costa (moderador), Tomás Brito e Francisco Bettencourt nomeados “in solidum” Párocos de Cinco Ribeiras, São Bartolomeu, S. Mateus, Terra Chã e Posto Santo .

No Pico, o atual ouvidor e pároco da Madalena, Pe Marco Martinho, juntamente com o Pe André Graça, foram nomeados “in solidum”  Párocos de Bandeiras e Criação Velha, acumulando com as suas atuais paróquias.

Na Ouvidoria de São Jorge, as nomeações serão feitas depois do dia 11 de agosto.

Frei Mário Barbosa, até agora, pároco em Santa Lúzia, em Angra do Heroísmo e o P. José Manuel Leonardo Machado, foram dispensados do oficio regressando às respetivas Ordens de São Francisco e Hospitaleira de São João de Deus.

Scroll to Top