O Natal “exige um compromisso novo” para que a esperança e a justiça cheguem a todos

Bispo de Angra dirige mensagem de Natal a todos os diocesanos

O Natal é o momento propicio para se estabelecer um novo `pacto social` que trate a todos com igual dignidade e justiça, afirma o bispo de Angra na Mensagem de Natal que dirige a todos os diocesanos e que o Sítio Igreja Açores publica aqui.

Referindo-se ao Natal como um momento que oferece uma nova luz e uma nova esperança, a um mundo que “continua a necessitar de ser iluminado”, D. João Lavrador, destaca a importância de gestos concretos em ordem a uma nova realidade social.

“A luz e a esperança que brotam do Natal são algo de concreto e devem ter reflexo na situação de todos os que vivem e sentem a necessidade de melhores condições para uma vida digna. Mas, para isso exige-se o compromisso de todos, a começar por aqueles que reconhecem o chamamento de Jesus de Nazaré a empenharem-se na missão de proclamar com a palavra e com os gestos que com o nascimento de Jesus a humanidade viu uma grande luz e os pobres saboreiam uma Boa Nova”, refere o prelado.

“Mas é também um convite a estabelecer relações novas a nível social, cultural, politico e religioso de modo a reconhecer em cada homem um irmão com igual dignidade e com o direito a usufruir das condições para uma vida digna”, sublinha.

Na mensagem de Natal enviada a todos os diocesanos através do Sítio Igreja Açores, o bispo de Angra critica a “ignorância, a indiferença e a recusa” em aceitar Deus e apela a todas as comunidades cristãs açorianas a serem os verdadeiros “arautos” da Boa Nova.

“É urgente que cada comunidade cristã e cada cristão se tornem arautos desta mesma noticia que se refere à luz verdadeira que resplandece para o mundo porque Jesus Cristo nasce na nossa humanidade”.

Com o nascimento de Jesus “renasce uma nova esperança para os pobres, para os excluídos, para os marginalizados, para os injustiçados, para as vitimas inocentes da guerra e da violência porque Jesus de Nazaré vem ao encontro da pessoa humana para lhe restituir a sua dignidade de filha de Deus”, destaca ainda o prelado.

“Ao desejar Boas Festas de Natal a todos os diocesanos de Angra e Ilhas dos Açores tenho perante mim os numerosos desempregados, os doentes e idosos, tantas vezes na solidão, as famílias, tantas delas feridas, os pobres, os excluídos seja cultural, social ou religiosamente, as crianças sem pão e sem afecto, os que estão na diáspora, os jovens, tantos sem perspectivas de futuro, mas também os que vivem afastados de Deus, e apelo a cada comunidade cristã e a cada cristão que se tornem mensageiros da alegria e da esperança que brota do Natal”, conclui o prelado.

O bispo de Angra celebrará na noite de Natal na Igreja Matriz da Horta, uma celebração que terá transmissão em direto na RTP Açores e na RTP Internacional. No dia 25 de dezembro, D. João Lavrador dirigir-se-à a todos os diocesanos, pela primeira vez como bispo diocesano, numa mensagem através da RTP Açores.

No ano passado, recorde-se, D. João lavrador tinha entrado na diocese como coadjutor havia pouco mais de um mês e celebrou a noite de Natal na Igreja Matriz de Ponta Delgada, enquanto que o agora bispo emérito de Angra, D. António de Sousa Braga, celebrou na Sé de Angra.

Scroll to Top