O pontificado do Papa Francisco tem sido marcado, sem dúvida, pela sua simplicidade e humildade, assim como pela sua radicalidade de reaproximar as pessoas a Jesus Cristo, da forma como faz chegar a todos a mensagem de Deus.

Acolhe-nos a cada palavra e a cada gesto que transmite, atinge os nossos corações em plenitude, renovando a nossa esperança com o seu dom de persistência e coerência.

Ao longo do nosso estudo da exortação apostólica A Alegria do Evangelho e de toda a sua disponibilidade podemos dizer que o Papa Francisco tem sido uma forte marca para nós e, sem dúvida, o verdadeiro apóstolo de Cristo entre os Homens, que ensina-nos a agir muito mais com gestos do que com palavras, como também o faz, dando corpo à nova evangelização.

Ainda, verificamos a necessidade de Sua Santidade chegar a todos e a todos os lugares, especialmente os mais pequenos, procurando tocar-nos e acima de tudo transformar-nos através dos gestos de Jesus.

É comum dizer-se que são as pequenas coisas, as mais simples, que nos marcam e, sem dúvida, que a sua simplicidade idiossincrática não nos deixa indiferentes.

 

Ana Abelha, Presidente da Associação XTO