Ouvidores da Terceira programam ano pastoral de olhos postos no acolhimento à Imagem Peregrina

Imagem da Virgem permanece uma semana na ilha e percorre quatro zonas pastorais

 

A equipa de ouvidores da ilha Terceira reuniu-se esta quinta feira para “acertar” a programação do novo ano pastoral, centrando atenções no acolhimento à Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que permanecerá na ilha entre 21 e 28 de fevereiro.

Em declarações ao Sítio Igreja Açores, depois da reunião, o ouvidor, Pe António Henrique Pereira, salientou que vão “solicitar uma alteração da permanência da imagem em cada uma das zonas pastorais de forma a que permaneça efetivamente dois dias em cada uma das quatro zonas- Ramo Grande e leste; oeste; Angra (periferia e cidade) e Sé”, durante a semana em que estará na Terceira.

“É uma visita que vai mobilizar muita gente e por isso devemos ter em atenção que as pessoas também precisam de tempo”, sublinhou ainda o ouvidor que adiantou ao Sítio Igreja Açores que desta programação para o ano pastoral “haverá algumas iniciativas que vão ser organizadas por zonas”.

É o caso do programa “+Próximo”, da Cáritas, que irá ser desenvolvido em quatro zonas pastorais: já no próximo dia 4 de novembro começará na zona pastoral do Ramo Grande, até dia 6; depois de 3 a 5 de dezembro, decorrerá na zona leste, coincidindo com a semana do voluntariado; de 9 a 11 será a vez da zona oeste acolher esta iniciativa e de 22 a 24 decorrerá na cidade de Angra, coincidindo com a semana da Cáritas.

Este programa de formação de agentes da pastoral social destina-se a todas as pessoas que trabalham na área sócio-caritativa da igreja, nomeadamente vicentinos, centros sociais e paroquiais, religiosos, entre outros.

De destacar que a zona pastoral do Ramo Grande é a que está “mais avançada”, pois já recebeu formação inicial no âmbito desta iniciativa.

Paralelamente haverá uma formação para Ministros Extraordinários da Comunhão, no Seminário Episcopal de Angra no dia 11 de novembro, que será orientada pelo Pe Marco Sérgio Tavares, do Serviço Diocesano da Pastoral Liturgica e no dia 27 haverá uma formação de espiritualidade para catequistas, também no Seminário, orientada pelo Pe Gregório Rocha.

A ouvidoria da Terceira é liderada pelo Pe António Henrique Pereira que tem como ouvidores adjuntos os padres João Pires (zona Oeste); Moisés Rocha (zona do ramo Grande); António Rocha (zona Leste); João Carlos Freitas (zona de Angra periferia) e Ricardo Henriques (zona de Angra Cidade).

Esta divisão eclesiástica foi feita há 100 anos pelo Bispo de então D. Manuel Damasceno da Costa. A decisão foi tomada no dia 30 de outubro de 1915 e dividia a ilha em quatro circunscrições com uma conferência cada, abrangendo a primeira as paróquias da Sé até Santa Bárbara (com sede na Sé); a segunda da Conceição até São Sebastião (Com sede na Conceição); a terceira entre São Sebastião e Agualva( com sede na na Praia da Vitória) e a quarta entre a Agualva e Santa Barbara ( com sede no Raminho).

 

Scroll to Top