Sacerdote faleceu este domingo

Faleceu este domingo o Pe. João Raposo Leite, com 89 anos de idade.

O sacerdote que residia na Povoação, onde também nasceu, terminou a sua vida ativa como pároco na Lagoa, na ilha de São Miguel.

Sacerdote há 63 anos paroquiou nas Capelas, Faial da Terra, Fenais da Luz e Nª Sra. do Rosário – Lagoa, sempre na ilha de São Miguel. Foi na lagoa o lugar onde esteve mais tempo- 25 anos.

O Pe. João leite faleceu este domingo na sua terra natal.

De acordo com uma nota enviada pelo atual ouvidor, Pe Ricardo Pimentel, ao Igreja Açores o Pe. João Leite era tido “como um bom pároco e amigo do povo que lhe foi confiado em diversas paróquias da ilha de São Miguel”.

“Ainda hoje no Faial da Terra é considerado, segundo os colegas mais antigos da Ouvidoria, como o pároco por excelência, tal a marca que deixou” refere o sacerdote.

“Ficamos mais pobres com a partida do Pe. João Leite, apesar de muito debilitado era uma referência para o clero mais novo: olhávamos para ele como alguém que toda a sua vida se entregou à causa do Evangelho e nada mais”, afirma o Pe Ricardo Pimentel.

“Mesmo depois de perder a memória devido à velhice, nunca se esqueceu de que era padre e da Igreja que tanto amava. Temos a certeza que “entrou na alegria do seu Senhor” para receber por ser merecedor da promessa de Jesus: “Alegrai-vos e exultai porque é grande no céu a vossa recompensa”, concluiu o ouvidor eclesiástico da Povoação que hoje juntamente com 19 sacerdotes e dois diáconos concelebrou a missa de corpo presente, presidida pelo Vigário Episcopal, Cónego Adriano Borges.