Iniciativa reune especialistas sobre as questões sociais e ambientais do mundo contemporâneo, entre 2 e 4 de março

“O que está a acontecer à nossa casa?” é o mote para três dias de reflexão proposta pela ouvidoria da Praia da Vitória, entre os dias 2 e 4 de março,  no Centro Pastoral das Fontinhas entre as 20h00 e as 22h00.

Os encontros, abertos ao publico em geral, pretendem discutir as questões económicas, sociais e ambientais que afectam o planeta a partir de uma perspetiva cristã.

“Vamos insistir naquilo que tem sido a chamada de atenção do Papa e dos cristãos em geral termos uma vida em comum que respeite o ambiente e respeite as pessoas”, afirmou ao Igreja Açores o ouvidor padre Emanuel Valadão Vaz.

No dia 2 de março, o padre José Júlio Rocha, abordará a questão a partir do prisma da Doutrina Social da Igreja numa conferência intitulada “Como olha a Igreja para as questões sociais”.

No dia 3, o professor Júan Ambrósio, da Universidade Católica Portuguesa,  abordará a visão dos “Cristãos perante a emergência ambiental” e no dia 4, os professores Miguel Areia e Félix Rodrigues falarão sobre “O que fazer para termos amanhã”.

Estes encontros de reflexão inserem-se numa dinâmica pastoral que esta ouvidoria da ilha Terceira tem estado a implementar, procurando formar e informar, crentes e não crentes, numa perspetiva de cidadania esclarecida.

O plano pastoral da ouvidoria integra ainda outros momentos de reflexão e partilha, dirigidos aos agentes de pastoral, seja na área do aprofundamento bíblico, através da escuta e reflexão sobre a Palavra de Deus seja através de temas relacionados com a família, os jovens e o ambiente.