Dois alunos do Seminário Episcopal de Angra desenvolvem trabalho desde quarta feira até domingo em várias paróquias desta ouvidoria micaelense

Dois alunos do Seminário Episcopal de Angra estão desde o pasado dia 12 na Ouvidoria da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, a desenvolver trabalho pastoral no âmbito da Semana dos Seminários.

Igor Oliveira do 1º ano de Filosofia, natural de S. Roque, concelho de Ponta Delgada e Vitor Mourinho, do 4º ano, frequentando já o curso de Teologia, natural da Ilha do Faial, vão ficar nesta ouvidoria até ao próximo domingo.

De acordo com uma nota da Ouvidoria a que o Sítio Igreja Açores teve acesso esta sexta feira, até hoje, visitaram a Escola Secundária da R. Grande, num total de 16 turmas e 278 alunos do 7º ao 11º ano sobre a orientação dos professores Pe. Vítor Medeiros e Eulália Brum e prepararam um encontro de Pedagogia da Fé para os tres agrupamentos de Escoteiros da AEP (paróquias de Ribeirinha, Ribeira Seca e Rabo de Peixe) e outro encontro para os escuteiros do CNE, das paróquias de Matriz de Ribeira Grande e Pico da Pedra.

Este sábado, à semelhança do que acontece em várias cidades europeias e aprovenitando a presença destes dois seminaristas, a ouvidoria da Ribeira Grande promove pela segunda vez o movimento “Night Fever”.

“Trata-se de uma iniciativa que visa levar Cristo Vivo (o Santíssimo Sacramento exposto solenemente) para o centro das cidades, convidando os traseuntes a entrar para acender uma vela, meditar e parar diante o Mistério da Vida, seja um minuto, cinco minutos ou uma hora ou mais”, refere a nota.

A idéia para esta noite de oração surgiu após a Jornada Mundial da Juventude de Colônia, em 2005. A primeira “Night Fever” foi realizada em Bona,  em Outubro de 2005, tendo-se espalhado por outras cidades europeias.

“Os jovens convidam as pessoas a serem tocados pela atmosfera profunda de oração, música e conversa com os sacerdotes presentes. Procura-se criar  uma atmosfera especial com Jesus Cristo, o convidado especial da noite”, sublinha ainda a nota.

Esta atividade decorrerá na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela da Ribeira Grande das 20h às 24h e será animada pelos seminaristas com cânticos e meditações ao estilo de Taizé. Durante as horas de adoração estarão presentes os padres da ouvidoria para atendimento de confissão, direcção espiritual ou simples diálogo.

No Domingo, os seminaristas estarão presentes nas várias eucaristias da Ouvidoria, dando o seu testemunho e apelando à oração pelas famílias e pelas vocações sacerdotais.