Palavra, Fé e Vida animam Semana Bíblica Diocesana em Ponta Delgada

O encontro, que se realiza de 25 a 29 de Novembro, na Igreja N.Sra de Fátima, conta com as presenças de Frei Bento Domingues e Frei Herculano Alves.

“Palavra, Fé e Vida- Da palavra de Deus à fé dos homens”, é o tema da XIX Semana Bíblica Diocesana dos Açores, que se realiza em Ponta Delgada de hoje até sexta feira, numa organização conjunta do Secretariado Bíblico de São Miguel, em colaboração com a Diocese de Angra e o Movimento de Dinamização Bíblica Nacional.

 

Os conferencistas convidados são Frei Bento Domingues, cronista residente do jornal Público, Frei Herculano Alves, autor do livro Documentos da Igreja sobre a Bíblia, Pe Cipriano Pacheco, Vigário Episcopal para a ilha de São Miguel e Pe Ricardo Henriques, professor de Sagrada Escritura no Seminário Episcopal de Angra.

O objetivo é “aprofundar o conhecimento sobre a Sagrada Escritura, para que a Palavra de Deus seja cada vez mais, luz nos caminhos da vida nestes tempos difíceis”, dizem os organizadores.

A grande  novidade deste ano será a participação mais ativa dos jovens, com a celebração final de cada dia entregue aos grupos de jovens “Shalom” (Água de Pau), “Os Samaritanos”(Fajã de Cima), “Grupo de Jovens da Catequese” (São Pedro P. Delgada) e “Os Caminhantes”(Saúde, Arrifes).

No primeiro dia será feita uma reflexão sobre “Fé e Revelação” por Frei Bento Domingues, onde se abordará a relação entre a vida, a religião e a fé; no segundo dia debater-se-á a “Fé na Vida e na História do Povo de Deus” por Frei Herculano Alves e no terceiro dia, o Pe Ricardo Henriques irá falar sobre “Jesus Cristo autor e consumador da fé”. Na quinta-feira, por sua vez, será tempo de abordar a “Fé em tempos de crise no povo bíblico e hoje”, por Frei Herculano Alves e na sexta feira, último dia, o Pe Cipriano Pacheco falará sobre o “Átrio dos Gentios”, um diálogo entre crentes e não crentes.

A XIX semana Bíblica terminará com uma Eucaristia, às 21h15.

Recordo que desde o concílio Vaticano II, a Igreja, no seu magistério oficial, tem apelado a todos os católicos para que façam da Bíblia o seu livro.

Scroll to Top