“Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão”

Foto: Agência Ecclesia/RP

Vaticano adopta comportamentos ecológicos

Para evitar o desperdício de papel, os participantes na XVI Assembleia do Sínodo sobre sinodalidade que arranca esta quarta-feira no Vaticano, vão contar, neste novo espaço, na ala Paulo VI, com tablets para votar, descarregar e ler documentos, ativados por umQR Code.

A primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos vai decorrer com o tema ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão’; Francisco decidiu que a mesma terá uma segunda etapa, em 2024.

 

Foto: Agência Ecclesia/RP

 

Os trabalhos desta sessão decorrem até 29 de outubro e as reflexões são desenvolvidas em 35 grupos de trabalho linguístico (círculos menores), constituídos por 11 pessoas e um “facilitador”, incluindo um grupo de língua portuguesa.

Aos 365 votantes, entre eles 54 mulheres, somam-se, sem direito a voto, 12 representantes de outras igrejas e comunidades cristãs (delegados fraternos), oito convidados especiais e colaboradores da Secretaria-Geral do Sínodo.

Outras 57 pessoas, entre elas 20 mulheres, vão participar como peritos, à imagem do que acontecia no passado, ou “facilitadores”, ou seja, “pessoas especializadas cuja missão é facilitar os trabalhos nas diferentes fases”, sem direito a voto.

 

Vatican Media
Scroll to Top