Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Lajedo, foi um projecto do arquitecto Luís Francisco Gomes de Meneses

Nos próximos dias 12 e 13, a mais jovem paróquia da diocese de Angra- Paróquia de Nossa Senhora de Fátima – Lajedo, em Ponta Delgada- celebra a Festa da sua Padroeira, Nossa Senhora de Fátima e, ao mesmo tempo, o 10ºAniversário da Inauguração e Dedicação da sua Igreja.

Numa nota enviada ao Igreja Açores o pároco, Pe. Norberto Brum, sublinha que passados seis anos da criação da paróquia “urge continuar a desenvolver o sentido de Comunidade e de pertença à Igreja”.

“Mais que o sentido e vivência de Paróquia, enquanto território geográfico, sentimos o desafio de sermos uma Comunidade Cristã, uma Comunidade aberta, que acolhe e abraça, que serve e faz caminho, em Igreja, uma Comunidade atenta aos sinais dos tempos e às necessidades de todos e de cada um, uma Comunidade fraterna e solícita, de verdadeiros discípulos de Jesus, uma Comunidade evangelizada para evangelizar, em comunhão missionária”, refere o sacerdote que está à frente da paróquia há dois anos.

“A Comunidade Cristã de Nossa Senhora de Fátima tem vindo a crescer progressivamente ao longo dos 10 anos da sua Igreja, dotando-se das estruturas pastorais que se julgam necessárias de forma a dar resposta aos desafios do nosso tempo e a corresponder às exigências da missão da Igreja” refere ainda o Pe. Norberto Brum.

“O caminho faz-se caminhando e, queremos continuar a caminhar, lado a lado com todos os que constituem esta Comunidade, atentos às realidades humanas e sociais desta porção do Povo de Deus, procurando dar respostas adequadas e concretas aos diversos anseios e necessidades do todo da Comunidade”, prossegue o sacerdote.

Foi a 12 de Maio de 2009, que Comunidade Cristã do Lajedo viu concretizado um sonho acalentado ao longo de várias décadas: a inauguração da sua Igreja, cuja dedicação foi feita simbolicamente a 13 de maio por D. António de Sousa Braga, então bispo de Angra.

Para assinalar esta efeméride, a Comunidade Cristã de Nossa Senhora de Fátima tem vindo a desenvolver, ao longo deste ano, diversas iniciativas, tendo como tema celebrativo “10 anos: Do Templo à Comunidade”, procurando, desta forma desenvolver e fazer crescer um verdadeiro espírito de Comunidade – Povo de Deus, em Igreja.

“Integrados numa Diocese, Ouvidoria e Zona Pastoral, sentimo-nos como “Comunidade de acolhimento”, dado que muitos dos que procuram esta Comunidade não são “residentes”, e esta realidade é verdadeiramente desafiante, contudo, de forma alguma, podemos esquecer aqueles que são, a “territorialidade” da Paróquia: acolhemos todos não esquecendo os “nossos” e é para estes, em primeiro lugar, o desafio de sermos mais Comunidade, mais Igreja”, conclui a nota do Pe. Norberto Brum.

No próximo dia 10, às 21h00, terá lugar o concerto comemorativo do aniversário da Igreja com o Coral de São José. No dia 11, às 15h00, haverá a Caminhada da família e às 19h00 a Missa Vespertina com a bênção das famílias. No dia 12, dezenas de crianças celebrarão a Primeira Comunhão e às 17h00 serão descerradas duas placas toponímicas de homenagem ao sacerdote que liderou a construção da Igreja quando ainda pertencia a São José- o Cónego José Garcia- e ao primeiro pároco desta paróquia, o Pe. João Luciano Rodrigues. Às 20h00 será celebrada uma missa seguida de Procissão das Velas. Na segunda feira, dia 13 de maio, a Eucaristia será às 14h00 e contará com a participação das IPPSS´s de São Miguel e às 20h00 terá lugar a Missa da festa com a Consagração de toda a comunidade a Nossa Senhora de Fátima.

“Mais Comunidade para uma melhor Igreja” foi o desafio proposto e que, todos, em comunhão missionária, temos vindo a viver, particularmente nas diversas instâncias e organismos pastorais da própria Comunidade.

A Igreja de Nossa Senhora de Fátima é um templo moderno, cujo projeto de arquitetura foi desenhado pelo arquiteto Luís Francisco Gomes de Meneses e foi construída graças a uma conjugação de esforços que envolveu a comunidade paroquial de São José, ( paróquia a que pertencia a primitiva ermida de Fátima) Diocese de Angra e Câmara de Ponta Delgada.