Iniciativa decorre no próximo sábado, dia 6

Este ano, e pela primeira vez, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Lagedo – Ponta Delgada, organiza uma Romaria Quaresmal de Senhoras, que se realiza no dia 6 de abril, com saída às 4h30 da manhã, informa uma nota enviada ao Igreja Açores.

Esta primeira Romaria de Senhoras, que tem como tema “Tudo posso n’Aquele que me fortalece”, sairá da Igreja de Nossa Senhora de Fátima em direção à Igreja de São José, na Ribeira Chã, e conta com 286 irmãs inscritas: “vamos da “Esposa” para o “Marido”; de Nossa Senhora até São José” refere a nota sublinhando que “com este itinerário pretende-se despertar para o valor da família, do matrimónio e da relação marido e mulher”.

“Esta Romaria pretende ser, mais que uma caminha física, um percurso de fé e esperança, um momento especial de encontro com a verdade do que somos e com a verdade de Deus a nosso respeito. Pretende-se que ela seja como que um retiro andante onde a oração, a mediação da Palavra de Deus, a fraternidade e a alegria sejam tónicas dominantes” acrescenta ainda.

Toda a Romaria será marcada por diversas simbologias que pretendem ajudar as Romeiras a viverem um encontro consigo, com Deus e com os irmãos, desde os números bíblicos 7 e 12; 7 serão os grupos que integrarão o “rancho”, numa alusão aos 7 dias da semana, aos sete sacramentos e aos sete dons do Espírito Santo; 12 serão as Igrejas a percorrer, numa alusão aos 12 apóstolos.

Diversos “gestos” marcarão todo o percurso que será realizado.

«Tudo posso n’Aquele que me fortalece» foi o mote para os diversos encontros de preparação, que decorreram na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, encontros que foram marcados por momentos fortes de reflexão, mediação e oração.

“Mais que ensaiar cânticos ou dar meras informações, a Paróquia pretendeu com estes encontros dar uma oportunidade a todas as irmãs romeiras e a quem desejou participar, de aprofundamento da fé e do seu ser Igreja, trazendo ao de cima o “poder” que cada uma traz em si mesma” refere a nota.

“Adoptar novas formas de ser e de encarar as diferentes realidades foram desafios lançados pelo Pároco que encorajou as irmãs a serem mais: tu podes ser mais! Tu podes mais. Criar novas relações alicerçadas numa verdadeira empatia foi tónica dominante destes encontros” prossegue ainda.

Esta romaria terá também uma componente solidária, uma vez que a colecta que será realizada na Eucaristia reverterá para a aquisição de uma cadeira de rodas eléctrica para uma jovem.