Pastoral Juvenil termina catequeses quaresmais na Diocese de Angra

Lausperene jovem realiza-se na sexta feira na ermida de São Gonçalo, em Ponta Delgada.

Terminou este domingo com a realização de uma Via Sacra jovem, entre as Igrejas dos Milagres e da Saúde, nos Arrifes, em Ponta Delgada, o conjunto de cinco catequeses quaresmais dirigidas aos jovens e promovidas pelo Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Juvenil.

 

Via Sacra jovem ao vivo

 

“Apesar de nem sempre termos conseguido obter os resultados pretendidos, nomeadamente em termos de adesão, a verdade é que estas catequeses foram imensamente ricas e muito diversificadas”, disse ao Portal da Diocese o coordenador do departamento de formação do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Juvenil, João Paulo Medeiros.

 

 

As catequeses, feitas de forma descentralizada pelas diferentes ouvidorias da ilha de São Miguel, tiveram por objetivo explorar o tema “Comunicar é… dizer Jesus” e conjugaram a meditação da palavra a partir de testemunhos de vida pessoal com a leitura do evangelho, com a particularidade de serem orientadas por leigos.

 

 

“Jesus… comunicação de Deus”, “Jovem…Evangelizador de outro jovem”, “Evangelizar… com aquilo que fazemos” e “Evangelizar… pelo amor” foram os temas de quatro das cinco catequeses que ontem terminaram na freguesia dos Arrifes, envolvendo as duas paróquias.

Esta última Catequese foi diferente, com a realização de uma Via Sacra, entre as igrejas dos Milagres e da Saúde, percorrendo as principais artérias da maior freguesia do concelho de Ponta Delgada, tendo-se abordado o tema “Jesus… comunica-se pelo dom da sua vida”.

 

“Felizmente tivemos uma enorme adesão quer de jovens quer da população em geral culminando estas catequeses com uma grande mobilização”, acrescentou João Paulo Medeiros.
No dia 11 de Abril, sexta feira, pelas 20h, realiza-se na ermida de São Gonçalo,  em Ponta Delgada, um Lausperene Jovem, que termina às 17h do Sábado.

 

“Será uma noite e um dia de oração e adoração, orientados por diversos  grupos de jovens oriundos de todos os pontos da ilha de São Miguel”, adianta uma nota do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral da Juventude a que o Portal da Diocese teve acesso.

 

No domingo haverá a habitual missa jovem no Colégio de São Francisco Xavier, em Ponta Delgada, que por ser o domingo de ramos e coincidir com o Dia Mundial da Juventude, será um pouco diferente, com uma procissão.

 

O objetivo destas iniciativas é mobilizar os jovens e motivá-los para uma vida “mais próxima de Cristo”.

 

“Procuramos fazer estas catequeses de forma muito descentralizada e, embora, nem sempre tenham corrido da forma que nós esperávamos, por falta de adesão de alguns sacerdotes, inclusive, isto também constitui um estímulo para o nosso trabalho pois percebemos que, se calhar, ainda temos de nos empenhar mais”, acrescentou o responsável pela formação no âmbito da pastoral juvenil.

 

Por isso, este serviço diocesano vai avançar com um Plano de Formação para Animadores de Jovens, a partir do próximo mês de maio, com a duração de um ano.

 

“É já uma resposta a algumas limitações. Queremos gente empenhada e bem formada, capaz de mobilizar cada vez mais jovens”, explica João Paulo Medeiros.

Scroll to Top