Patriarca católico da Síria aborda crise humanitária na região

Agenda de Gregório III em Portugal prevê conferências em Lisboa e em Fátima

O patriarca católico da Síria vai estar em Portugal a partir de amanhã para abordar a crise humanitária que atinge o Médio Oriente, motivada pela guerra e pela ação dos terroristas do Estado Islâmico em diversos países.

De acordo com informações divulgadas pela Fundação Ajuda a Igreja que Sofre (AIS), promotora da iniciativa, a que o Sítio Igreja Açores teve acesso, nas intervenções do Patriarca vai estar o conflito na Síria, que nos últimos três anos já vitimou “mais de 150 mil pessoas” e obrigou “oito milhões” a viverem como “refugiadas”.

Gregório III Laham, patriarca greco-melquita de Antioquia, vai ainda debruçar-se sobre o regime de terror e violência que os membros do Estado Islâmico têm imposto sobretudo na Síria e no Iraque, contra a comunidade cristã e outras minorias religiosas radicadas na região.

“Uma ameaça que exige uma resposta solidária do mundo inteiro”, frisa a AIS.

Durante a sua permanência em Portugal Gregório III Laham vai proferir em Lisboa e Fátima uma conferência sobre a “situação dos refugiados da Síria e do Iraque no Médio Oriente”.

Participará, ainda, numa celebração eucarística na Sé de Lisboa, dia 2 de novembro, presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, com transmissão direta a partir das 11h00 na TVI (10h00 nos Açores).

A vinda do líder greco-melquita de Antioquia a Portugal está inserida numa campanha de sensibilização da AIS contra a “violência extrema” que marca a vida dos cristãos no Médio Oriente.

Neste âmbito, estará também no país o arcebispo de Zahlé, no Líbano, que no dia 4 de novembro participará na apresentação do relatório deste ano dedicado à Liberdade Religiosa.

Uma cerimónia que decorrerá na Assembleia da República, em Lisboa, a partir das 17h00.

 

Ecclesia/CR

Scroll to Top