Ponto de Encontro é o Campo de S. Francisco

Alertar para a doença mental e para o estigma social ainda relacionado com a doença é o objectivo da Marcha pela Saúde Mental que se realiza amanhã, 10 de Outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, em Ponta Delgada.

A organização desta iniciativa resulta de uma parceria entre a Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, e o Instituto de São João de Deus – Casa de Saúde S. Miguel.

“Sendo esta uma efeméride que ao longo dos anos se tem revestido de grande importância, torna-se clara a necessidade de se realizarem actividades e iniciativas que permitam chamar a atenção da população para a doença mental”, sublinha  a organização, em comunicado.

A Marcha pela Saúde Mental tem o seu início às 13h30, com concentração no Campo de São Francisco, percorrendo a Rua Machado dos Santos e a Rua António José d’Almeida em direcção ao espaço norte da Igreja Matriz.

Entretanto, o Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada recebe as comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, com o tema ‘Jovens e Saúde Mental num mundo em mudança’, entre hoje e amanhã.

Esta terça feira realiza-se o workshop “Prevenção Quaternária em Saúde Mental: Indicações de não intervenção”, por Alberto Ortiz Lobo, psiquiatra e representante do Movimento Pós-Psiquiatria, em Espanha.

Amanhã decorrerá um seminário sob o tema “Jovens e Saúde Mental num Mundo em Mudança” e a apresentação de pósteres científicos.

O evento destina-se a profissionais que trabalham na área da saúde mental, estudantes, familiares de pessoas com perturbação mental e comunidade em geral.

Também na ilha Terceira, a Casa de Saúde de São Rafael promove esta quarta-feira, pelas 14:00, no Jardim Duque de Bragança, uma conversa “saudável”. A iniciativa assinala a celebração do Dia Mundial da Saúde Mental, e contará com os seguintes oradores:Diretor Regional da Saúde, Tiago Lopes; a Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos; a Diretora Clínica da CSSR, Rute Alves; o Presidente da C.C.A.H. Rodrigo Rodrigues; o Presidente da Escola Secundária P.J.E.A, Vitor Freitas e uma médica da especialidade de medicina geral e familiar, Fabiana Ferreira.

Será abordada a importância do cuidar do bem-estar psicológico numa perspetiva preventiva, adotando comportamentos e hábitos saudáveis, bem como efetuada uma reflexão sobre o impacto dos diferentes contextos na nossa saúde, nomeadamente nos riscos psicossociais associados ao contexto laboral.