Inauguração é no dia da Imaculada Conceição

Cerca de 500 figuras colocadas em redor de fumarolas vulcânicas, rodeadas por mais de cinco mil lâmpadas, compõem o Presépio das Caldeiras das Furnas, nos Açores, que é inaugurado a 08 de dezembro, e “já ganhou fama no exterior”.

“O presépio ganhou fama no exterior pelas suas características únicas. As imagens e as luzes, mas acima de tudo pelo ambiente que as caldeiras proporcionam. Há todo um cenário naquela zona, o fumo e todas as características geológicas do espaço”, afirmou o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Povoação, Rui Melo, em declarações à agência Lusa.

A instalação do presépio das Caldeiras das Furnas iniciou-se em 1976 por um Grupo de Jovens das Furnas (J.D.F.), mas “esteve cerca de dois anos estagnada”, segundo a autarquia, responsável pela ornamentação com o apoio logístico da Junta de Freguesia.

“Todos os anos tentamos recriar novas cenas, com novas imagens, localizadas e distribuídas de forma diferente”, sublinhou Rui Melo, acrescentando que outra das novidades deste ano é a animação musical, a cargo de vários grupos, nomeadamente ao fim de semana.

O vereador da Cultura da Câmara Municipal da Povoação, em São Miguel, destacou que o presépio das Furnas tem características únicas pelo ambiente e contexto onde está integrado, motivos que levam até à freguesia durante a quadra de Natal “milhares de visitantes”.

“É um presépio cujo momento melhor para ser observado é no período noturno”, referiu ainda, considerando a iluminação outro dos fatores atrativos ao local visitado pela quadra festiva por muitos turistas.

A par da iluminação estão as centenas de figuras “em chapa de madeira pintadas de forma artesanal, muitas delas com muitos anos”, explicou ainda.

O presépio das Caldeiras da Furnas, que é inaugurado a 08 de dezembro, as 21:00 locais (mais uma hora em Lisboa), ficará exposto até meados de janeiro. De 24 até 26 de dezembro e de 30 até 02 de janeiro o presépio ficará iluminado continuamente.

Nos restantes dias, ficará iluminado entre as 18:00 e a 01:00 locais. ainda

O vereador da Cultura disse ainda que a autarquia vai recrear um presépio na Povoação feito com imagens em três dimensões que estarão posicionadas ao longo da zona central da vila.

“Serão cerca de 40 as imagens em tamanho real com formato manequim criando um presépio que será diferente e que será inaugurado a 09 de dezembro, com animação durante os fins de semana”, sustentou Rui Melo.