Procissão das Velas e Vígilia de oração pelas crianças da catequese inovam festa de Nossa Senhora da Piedade no Pico

As ruas da freguesia serão “forradas” por tapetes de flores na sexta feira

A festa de Nossa Senhora da Piedade, na ilha do Pico, realiza-se entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro e tem como principais novidades a  realização da Procissão das Velas bem como a vigilia de oração, na véspera, que será animada pelas crianças da catequese. Na procissão solene, no dia da Festa, incorporar-se-ão também todos os patronos das várias ermidas existentes na comunidade paroquial: lugar do Calhau, Senhora da Boa Viagem; lugar da Engrade, São João Paulo II, lugar dos Fetais, Santo António e lugar da Manhenha, São Tomé.

Este ano será repetida , pelo terceiro ano consecutivo, a peregrinação entre a Ermida de São João e a Igreja da Piedade, no dia 4 de setembro às 18h00, rezando-se o terço, com meditações, via-sacra e cânticos marianos.

No dia 8 (dia da festividade) elaborar-se-ão os tapetes de flores na zona nobre da procissão, também novidade de há dois anos e que foi muito apreciada. As duas celebrações do dia 8 e também o novenário serão animadas pelo Coro Infantil da paróquia, Coro Infantil Nossa Senhora da Piedade, atual responsável pela liturgia musical paroquial.

Nos dias 6 e 7 haverá ainda animação musical com Chamarritas e baile com  Turma de Rodeio.

O dia 8, dia principal da festa, as celebrações começam com a Missa com a administração do Sacramento da Santa Unção depois de tarde a Solene Celebração Eucarística e depois, desfile de filarmónicas seguido da Procissão, onde sairá o novo pálio e os órgãos de todas as ermidas da freguesia.

À noite atuarão a Associação Musical e Cultural da Piedade; depois a Filarmónica Recreio dos Pastores – São João  e a Filarmónica Lira Fraternal Calhetense, segundo o programa enviado esta sexta feira ao Igreja Açores.

A Igreja de Nossa Senhora da Piedade é uma igreja católica açoriana localizada na freguesia da Piedade, concelho das Lajes do Pico, na Ilha do Pico e a freguesia é uma das mais ricas e antigas de toda a Ilha. Os primeiros documentos relativos à construção da igreja datam de 1723 mas a igreja só terá sido construída por volta de 1756.

A igreja de Nossa Senhora da Piedade é rica e ampla. Dispõe de um frontispício rico de pedra lavrada, sendo mesmo, neste particular, um dos mais belos e imponentes da Ilha do Pico.

No altar-mor encontra-se exposta à veneração dos fiéis uma antiga e bastante rica imagem de Nossa Senhora da Piedade com Cristo morto nos braços. É uma imagem de grande beleza, elegante e expressiva. Todos os altares laterais deste templo apresentam valiosos retábulos e ainda ricas e antigas esculturas de madeira.

Alvo da maior devoção em toda a ilha, a festa da Senhora da Piedade, todos os anos, em 8 de Setembro, atrai milhares de fiéis.

Scroll to Top