Projeto Cais do Remar lança livro sobre Fenais da Ajuda

 

A edição do Centro Social e Paroquial da Maia pretende preservar as memórias e os costumes desta paróquia da Ouvidoria dos Fenais de Vera Cruz

“Fenais da Ajuda, em busca das nossas memórias” é o primeiro livro editado pelo Centro Social e Paroquial da Maia sobre esta paróquia da Ouvidoria dos Fenais de Vera Cruz, na ilha de São Miguel, tem como objetivo dar a conhecer memórias da terra e das gentes dos Fenais da Ajuda e dos seus lugares- Ribeira Funda e Criação e resulta do trabalho desenvolvido, a partir de 2010, na Oficina de Letras do projeto Cais do Remar.

“Foi muito difícil porque as pessoas ou já não se lembravam ou não tinham fotografias ou não tinham disponibilidade para nos contar histórias dos usos e dos costumes da nossa comunidade mas nós nunca desistimos e acabávamos sempre por ser muito bem acolhidos” disse ao Sitio Igreja Açores Alice Sousa, uma das autoras desta publicação que hoje foi apresentada num almoço convívio de Natal na Casa do Cais de Remar, nos Fenais da Ajuda.

Com prefácio do escritor Daniel de Sá, já falecido, que foi docente na escola dos Fenais da Ajuda durante quatro anos, local onde iniciou a sua carreira como docente, este livro foi escrito por Ana Margarida Almeida e contou com o trabalho de recolha de Alice Sousa, Ana Sofia Melo, Cândida Sousa e Rodrigo Sousa.

Esta publicação está dividida em duas partes: a primeira resulta de um conjunto de entrevistas, transcritas salvaguardando as especificidades da oralidade e a segunda de testemunhos escritos e fotografias.

Ao longo de 67 páginas, os autores dão nota das festas, das romarias, dos usos e dos costumes desta comunidade, bem como de poesias populares, ditados e letras de músicas que se entoavam no trabalho do campo.

“Agradecemos os esforços desenvolvidos por esta equipa que traduzem o empenho e a dedicação de todos à sua terra e isso deve ser sublinhado”, disse a irmã doroteia Judite Moinheiro, voluntária responsável pelo projeto Cais Do Remar.

O Cais do remar é um projeto de intervenção social que resulta de um contrato local de desenvolvimento social, em 2008, que visa, em termos gerais, o combate à pobreza e exclusão social na freguesia dos Fenais da Ajuda e tem como entidade gestora o Centro Social e Paroquial da Maia.

Este projeto é coordenado pelas irmãs doroteias que residem na Salga, também na ilha de São Miguel e envolve várias valências desde a ocupação de tempos livres das crianças a ateliês e oficinas de artes, informática, costura e culinária, entre outros.

De resto, este projeto já conseguiu, em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande, editar um outro livro- “Sabor e Saber”- que resulta do trabalho desenvolvido na oficina de culinária e reproduz uma série de receitas de pratos da gastronomia típica desta zona da ilha de São Miguel.

Scroll to Top