Horta social do Plano São Lucas é gerida por três famílias

A Horta social – Projeto Terra de Pão- Núcleo de São José, em Ponta Delgada, que acaba de contribuir para o II buffet de sopas, realizado no inicio do mês para angariação de fundos para o projeto de luta contra a pobreza Plano de São Lucas, foi ontem visitada por membros do Centro Paroquial e voluntários que assim quiseram marcar o arranque da Primavera, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pelos responsáveis.

O Projeto Terra de Pão – Núcleo de S. José – é gerido por três famílias beneficiárias do Plano S. Lucas, em colaboração com um voluntário-Luis Pacheco-, com a Junta de Freguesia de São José e com os Serviços de Desenvolvimento Agrário, que em parceria, gerem um terreno de 700 m2 onde dinamizam uma horta social urbana, na Freguesia de Santa Clara.

Esta horta, sendo um espaço “psico-educativo” pretende desenvolver laços entre gerações fornecendo, simultaneamente, conhecimentos de jardinagem e horticultura aos beneficiários abrangidos pelos programas de luta contra a pobreza da freguesia.

Além disso, esta horta permite “acrescentar valor” aos projetos de intervenção social do Centro Paroquial de São José, assumindo-se como uma fonte de financiamento de outras atividades, como a que aconteceu recentemente com a realização do Buffet de sopas. É também desta horta que saem muitos dos produtos que são distribuídos pelo Grupo de Vicentinos de São José às famílias carenciadas da paróquia.