D. Manuel Clemente assina texto na campanha «ZAP», do portal Cristo Jovem

O cardeal-patriarca de Lisboa pediu hoje aos jovens católicos que vivam a sua fé sem “medo” das dificuldades, numa mensagem para a ‘Campanha ZAP’, a proposta do portal ‘Cristo Jovem’ nesta Quaresma 2015.

“Olhemos à nossa volta, vejamos o que há a mudar, peçamos a misericórdia divina, e façamos hoje um pequeno gesto, amanhã outro… E veremos como o Evangelho progride, vence e convence”, escreve D. Manuel Clemente, na segunda das ‘cartas’ semanais que o portal está a disponibilizar.

O novo cardeal recorda o tema da ‘Misericórdia’, que tem estado no centro do pontificado do Papa Francisco, precisando que está em causa “ter o coração na pequenez e na fragilidade dos outros, em plena solidariedade e gestos concretos que os aliviem”.

D. Manuel Clemente admite que há tantas “notícias e imagens de coisas que correm mal – e às vezes muito mal”, que muitos perdem a coragem de “fazer seja o que for, dada a imensidão dos problemas e a complexidade das situações”.

“Não tenhamos medo, nem fiquemos bloqueados. Pessoalmente e em grupo, nas nossas paróquias e comunidades, continuemos o que Jesus começou e agora reproduz através de nós”, apela.

A campanha do portal Cristo Jovem pretende, segundo os seus promotores, contrariar “o comodismo e facilitismo de estar sentado no sofá a mudar de canal, na internet”.

A primeira missiva da campanha ZAP foi escrita por Nuno Pacheco Sousa, seminarista do Seminário Episcopal de Angra,  membro da equipa Cristo Jovem e coordenador desta iniciativa, no dia 15 de fevereiro.

A Quaresma, que se inicia hoje com a celebração de Cinzas, é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

CR/Ecclesia