Reconstrução das Igrejas do Faial vai poder arrancar

A resolução que aprova o contrato entre o Governo e as quatro paróquias da ilha do Faial afetadas pelo Sismo de 98 foi aprovada em conselho de governo. Empreitadas estão orçadas em 8,6 milhões de euros.

O Governo Regional dos Açores acaba de aprovar a resolução que permite a assinatura de um contrato entre a região e a Diocese de Angra (que funciona apenas como mediadora) que permitirá às paróquias de Flamengos, Pedro Miguel, Salão e Ribeirinha, na ilha do Faial avançarem com a reconstrução das suas igrejas destruídas pelo sismo de 98 que abalou as ilhas do Faial e do Pico.

 

O documento prevê que estas quatro paróquias possam contrair empréstimos junto da banca, pelos quais o Governo Regional será responsável em 75% do capital e 100% dos juros nos primeiros dois terços do tempo de duração do empréstimo. O remanescente decorrerá por conta das paróquias.

 

No total serão necessários 8,6 milhões de euros para fazer face à reconstrução das quatro igrejas da ilha do Faial.

 

A diocese prevê que a reconstrução se faça faseadamente, uma igreja de dois em dois anos.

 

A assinatura do contrato ainda não tem data marcada, apesar das paróquias já estarem a desenvolver os procedimentos legais para avançarem com o lançamento do concurso para as respetivas empreitadas.

 

O recurso à banca só será formalizado depois da assinatura do contrato.

Scroll to Top