Reitor do Santuário deixa convite a “todos que são chamados a prestar homenagem ao Senhor Santo Cristo”

Foto:Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres/Pedro Monteiro

Conferência de Imprensa juntou Reitor e Provedor da Irmandade para anunciar programa das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2024, que vai contar com uma missa em Inglês

O reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo apelou esta sexta-feira à participação de todos nas festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres que decorrem em Ponta Delgada de 1 a 9 de maio, com particular destaque para o fim de semana entre 3 e 5 de maio, cujas celebrações serão presididas pelo bispo de Stockton D. Myron Cotta, descendente de açorianos.

“A Igreja é para todos” e por isso, “todos são convidados a participar na festa, todos são chamados a prestar a sua homenagem ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, porque importa que todos caminhemos juntos e com empenho na construção de um mundo melhor”, disse o reitor, cónego Manuel Carlos Alves na conferência de imprensa que decorreu esta manhã no coro alto a Igreja do Convento da Esperança.

O sacerdote, que é reitor desde setembro do ano passado, lembrou que esta festa é “uma oportunidade para os devotos cumprirem as suas promessas” e pediu respeito por quem aproveita este momento para estas práticas que, não sendo estimuladas nem encorajadas pela Igreja, devem ser respeitadas.

“Que cada um preste auxílio possível a essas pessoas nessas circunstâncias e sobretudo manifeste respeito. Aprendamos a não julgar ninguém” disse o cónego Manuel Carlos Alves, que pediu ainda “contenção no consumo” e “respeito pelo ambiente” de oração que se gera em volta do Campo de São Francisco bem como o acatamento das orientações de segurança das autoridades.

“A segurança das pessoas é um bem que nos deve preocupar a todos. Será inevitável surgirem momentos de tensão e cada um deve usar as melhores qualidades humanas para ultrapassar as dificuldades e contribuir para que todos tenham uma festa feliz e memorável” disse ainda.

As Festas do Santo Cristo dos Milagres, que anualmente juntam milhares de pessoas em Ponta Delgada, Açores, têm  prevista uma missa em inglês para turistas e emigrantes.

“No domingo, pelas 08:00 da manhã será celebrada missa em inglês na igreja paroquial de São José, orientada para turistas e alguns emigrantes que tenham mais dificuldades em entender o português”, adiantou o cónego Manuel Carlos Sousa Alves.

As festas serão presididas por D. Myron Cotta, bispo católico de Stokcton, na Califórnia, filho de pais açorianos mas já nascido nos Estados Unidos, presidência “que muito honra este Santuário, a Diocese de Angra e as comunidades açorianas da diáspora, sempre profundamente ligadas e reconhecidas ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, comunidades que aproveitamos para saudar, convidar e acolher”.

O prelado foi nomeado em 2014 tendo sido colocado em Fresno. A diocese de Stockton, onde está desde 2018, abarca os condados de San Joaquin, Stanislaus, Calaveras, Tuolumne, Mono e Alpine, com uma população católica de mais de 300 mil pessoas.D. Myron Cotta é, de resto, um profundo conhecedor dos costumes e tradições das comunidades açorianas, tendo já participado em muitas das grandes festas da Califórnia como são Gustine, Turlock, Thornton, Hilmar e outras, informa uma nota enviada ao Igreja Açores.

O novo prelado nasceu no dia 21 de março de 1953, em Dos Palos, condado de Merced, Califórnia. Os seus ascendentes são naturais da freguesia das Cinco Ribeiras, Ilha Terceira, Açores.

Concluiu os seus estudos no Seminário Saint John, Camarillo, em 1987, sendo ordenado presbítero, da Diocese de Fresno, em 12 de setembro desse ano. Foi vigário em Atwater, entre 1987 e 1989, data em que foi para administrador do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Laton, até 1992.

Entre 1992 e 1999, Myron Cotta foi pároco da Igreja de Nossa Senhora dos Milagres de Gustine, desempenhando o seu cargo sacerdotal em boa comunhão com os seus paroquianos. Esta Igreja foi elevada a Santuário no ano de 2008.

No ano de 2014 foi nomeado bispo auxiliar de Sacramento, também na Califórnia, posição que ocupou por mais de 3 anos.

É o 20º bispo de origem açoriana nos EUA, embora ao contrário dos restantes já tenha nascido em solo norte americano.

Tríduo assegurado por  sacerdote jesuíta

O tríduo preparatório das festas, com inicio no dia 1 de maio, quarta-feira, será assegurado pelo padre jesuíta José Frazão, atual diretor da Revista Brotéria e que foi o provincial da Companhia de Jesus em Portugal.

O tríduo inspirar-se-á no lema deste ano escolhido pelos Santuários diocesanos de Angra a partir do Evangelho de Lucas: “Senhor, ensina-nos a orar”.

“Procuraremos não retocar o formato das festas, porque qualquer alteração, por mais justificável que seja, causa ruído, pelo que iremos manter o formato das festas que existia antes da pandemia”, referiu o Reitor.

A liturgia da festa será a que foi fixada por D. Aurélio Granada Escudeiro em 1979 e o canto litúrgico será assegurado pelo Coral de São José, que também adoptará algumas das músicas escritas pelo padre José Piques Garcia, já falecido e que foi Diretor Diocesano do Serviço de Liturgia e de música no Seminário Episcopal de Angra e que será homenageado desta forma pelo Santuário.

Durante a noite de sábado a imagem, após a procissão da mudança, irá ficar na Igreja paroquial de São José para a vigília noturna, para a qual serão convidados vários movimentos eclesiais para a animação e oração.

A filarmónica convidada para acompanhar a Imagem será a Recreio dos Artistas,  da ilha Terceira.

Scroll to Top