Serviço Diocesano entregou verba às Obras Missionárias Pontificias

O ofertório dos mealheiros na celebração da Infância Missionária na Ilha Terceira rendeu 1.152,00 euros, informa uma nota do Serviço Diocesana da Catequese, Evangelização e Missão.

O valor já foi depositado na conta respetiva das Obras Missionárias Pontíficias (OMP) foi angariado durante o período do Advento pelas crianças da catequese da ilha terceira, nos chamados mealheiros.

As O.M.P. são uma instituição da Igreja Universal e de cada Igreja particular e têm como finalidade desenvolver a consciência missionária do povo cristão, informando-o das necessidades da missão universal, promovendo as vocações missionárias, favorecendo entre as Igrejas o intercâmbio de valores espirituais e de recursos materiais.

Compreende quatro ramos distintos: Obra da Propagação da Fé – procura suscitar nas famílias, movimentos e paróquias o interesse pela missão universal, para que a diocese toda adquira consciência da sua vocação missionária; Obra de Santa Infância, ou Infância Missionária – educa a consciência missionária das crianças, levando-as a partilhar a fé e os bens materiais com as crianças necessitadas do mundo inteiro e Obra de S. Pedro Apóstolo – visa ajudar, com orações e ofertas de “bolsas de estudo”, a formação de sacerdotes nos países de missão.Finalmente, a União Missionária Pontifícia dos Sacerdotes, Religiosos e Religiosas – pretende a formação e informação missionária dos agentes da pastoral (sacerdotes, religiosos e religiosas) e seminaristas. É a “alma” das outras três obras.

(Com Anuário Católico)