Presença  acontece em dois momentos: na eucaristia no sábado e na procissão de domingo.

O Movimento Romeiros de São Miguel vai participar na eucaristia de sábado, no Santuário da Esperança e na procissão de domingo no âmbito das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que se realizam em Ponta Delgada na próxima semana, informa uma nota do Movimento a que o Portal da Diocese teve acesso esta sexta feira.

 

Trata-se de uma participação “mais alargada e representativa de todos os ranchos da ilha” adianta a nota frisando que este ano “pela primeira vez” haverá uma representação “mais concertada” nestas festas, dando assim cumprimento ao que ficou estabelecido no encontro de responsáveis, que se realizou no final do ano passado.

 

A missa de sábado, dia 24, às 8h00, no Santuário será presidida pelo Assistente Espiritual do Movimento, Pe Nuno Maiato, e será cantada pelo Rancho de  Romeiros da Ribeirinha, ficando a primeira leitura a cargo de um romeiro do Rancho de Água de Pau, a Oração universal a cargo de um romeiro da Saúde, Arrifes e a Oração Final com Ildeberto Piques.

 

Este ano, os romeiros incorporarão de modo “formal” a procissão de domingo, sendo cada grupo representado por dois elementos.

 

Até agora,  os romeiros estavam sempre presentes nas festas através de uma peregrinação que um grupo de “irmãos” fazia no sábado da festa, da Igreja da Mãe de Deus para a Igreja do Santuário e que agora deixa de existir.