Irmandades preparam Pentecostes e Trindade.

As Irmandades do Topo e de Santo Antão, na ilha de São Jorge, ultimam os pormenores para a realização das Festas do Divino Espírito Santo nas suas paróquias, que se realizam este fim de semana e no próximo, à semelhança do que acontece um pouco por todo o arquipélago, com a realização das tradicionais Sopas de Espirito Santo, coroação e bodo de leite.

 

As festas são organizadas pelos respetivos mordomos, tendo como ponto alto os dias de hoje até 15 de junho. Nos dias 9 e 10 realizam-se os tradicionais bodos de leite, dia 9 em Santo Antão e 10 no Topo.

 

“Estes são dias de alegria, não só porque o Senhor ressuscitou, não só porque enviou o Espírito Santo, mas porque esta ação do Espírito Santo manifesta-se nos gestos que o nosso povo tem” nesta altura refere ao Portal da Diocese o pároco destas duas localidades jorgenses, Pe Luís Silva.

 

O sacerdote diz que se trata de uma festa de riqueza “inegável” que não é apenas “material; é também social e cultural”.

 

“Desde a preocupação com os mais desfavorecidos, os pobres e, de certa forma, ainda rejeitados pela sociedade estas festas traduzem a fé popular na terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo, o nosso Advogado e Protector, o que nos vale nas horas de angústia, de dor, de desespero, nas dificuldades que a vida insiste em colocar nos nossos caminhos”, conclui.

 

Este fim de semana os Açores são percorridos por inúmeras festas em honra da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

 

A segunda feira do Espírito Santo é também o Dia dos Açores.