Sé Catedral de Angra reabriu há 25 anos

Um concerto pelo coro da Sé catedral no dia 7 e uma exposição fotográfica são, entre outros, os eventos que marcam o 25º aniversário da reabertura da Catedral de Angra após as obras de reconstrução motivadas pelo Sismo de 1980 e o incêndio de 1983.

A Diocese de Angra assinala este fim-de-semana os 25 anos da reabertura da Sé Catedral com uma série de eventos onde se inclui um concerto comemorativo e uma exposição fotográfica.

Dia 3 de Novembro de 1985, a Sé de Angra do Heroísmo era reaberta ao Culto, após cinco anos de reconstrução fruto dos danos provocados pelo sismo de 1980 e a queda de uma torre e um incêndio que assolou o edifício em 1983.

De forma a assinalar a efeméride, a Diocese, com o apoio da Culturangra, vai levar a cabo uma exposição de fotografia de todas as igrejas do arquipélago, a ter lugar no Teatro Angrense, de 7 de Novembro até ao final do mês.

No mesmo local, a partir das 15h30 desse domingo, será exibida uma apresentação multimédia sobre o processo de reconstrução.

A partir das 21h00 tem lugar na Sá um concerto comemorativo dos 25 anos da reabertura com a participação de um solista vindo de Lisboa, orquestra de Barcelona, o organista António Ricardo Toste e o coro da Sé, dirigido por Duarte Gonçalves-Rosa.

Durante o espectáculo serão interpretados obras de autores portugueses, a maior parte delas vindas de partituras do arquivo musical da Sé das quais não existe ainda registo sonoro e cuja recuperação e preparação está a cargo do coro diocesano.

 

Carrilhão no Natal

 

Outra das iniciativas que irá marcar as “bodas de prata” da reabertura da Sé Catedral, prende-se com a inauguração, prevista para o Natal, do primeiro carrilhão da cidade de Angra, com a instalação de 19 novos sinos que se vão juntar aos seis já existentes, num total de 25.

Os novos sinos terão cunhados os brasões de armas e legendas de cada um dos 19 concelhos dos Açores que formam a Diocese de Angra, sendo os dois maiores dedicados a Angra do Heroísmo e a Ponta Delgada, seguindo-se, por ordem de grandeza, a Ribeira Grande, Praia da Vitória e a Horta.

O carrilhão será comandado por um teclado a instalar no coro alto da Sé, permitindo que o organista, para além de tocar no grande órgão de tubos para dentro do templo, também dê concertos no carrilhão para o exterior.

Segundo o Boletim Paroquial de São Salvador da Sé, para 2011 estão igualmente previstas obras de fixação de toda a cobertura do templo, permitindo uma maior segurança em relação aos ventos, a concepção e construção de um novo guarda-vento em madeira que incorpore o órgão de tubos e a instalação de um vitral no baptistério representando o martírio do Beato João Baptista Machado.

 

 

Honrar o empenho

 

Para o Padre Hélder Fonseca, Vigário Geral da Diocese e pároco da Sé, esta data tem um significado especial para todos aqueles que “viram a destruição do edifício após o sismo e o incêndio, em que a primeiro pensamento foi se voltaríamos a ter Sé Catedral neste local”.

O responsável destaca o “trabalho e empenho” da “muita gente” que ajudou na reconstrução.

Considerando que existia um défice em termos de registos históricos do templo no período 1985-2010, o Padre Hélder Fonseca elaborou um documento intitulado “25 anos-25 Acontecimentos”, publicado no último boletim da paróquia, onde assinala “um evento que tenha marcado anualmente a Sé Catedral” e onde se destacam os 500 anos da primeira nomeação de um Vigário para a paróquia de S. Salvador (1986), a visita, a 11 de Maio de 1991, do Papa João Paulo II ou a instalação, em 2006, de relógio e sinos electrónicos.

 

Partilha e vocação

 

A Diocese assinala, de 7 a 14 de Novembro, mais uma Semana Diocesana e dos Seminários, subordinada ao tema “A chave da missão é a comunhão social”.

Segundo a mensagem de D. António de Sousa Braga, Bispo de Angra, neste tempo de crise é necessário fomentar uma “partilha efectiva de bens” e intensificar a oração pelas vocações sacerdotais, defendendo que cada paróquia e Ouvidoria deve ter coragem de apoiar a proposta vocacional e os vocacionados.

A Semana da Diocese arranca no domingo com as colectas a realizar nas Missas das 11h00 e das 18h00, na Sé, encerrando com uma actuação do Coro Litúrgico da Agualva, no dia 14, pelas 18h00, também na Sé Catedral.

 

Sé Catedral de Angra destruída pelo sismo de 80
Sé Catedral de Angra destruída pelo sismo de 80

 

Sé Catedral de Angra destruída pelo sismo de 80
Sé Catedral de Angra destruída pelo sismo de 80
Portas principais de entrada da Sé Catedral de Angra
Portas principais de entrada da Sé Catedral de Angra
Portas principais de saída da Sé Catedral de Angra
Portas principais de saída da Sé Catedral de Angra

 

Pináculo oeste da Sé Catedral de Angra
Pináculo oeste da Sé Catedral de Angra

 

 

 

 

 

 

 

 

Perspectiva exterior da Sé Catedral de Angra
Perspectiva exterior da Sé Catedral de Angra
Scroll to Top