Seminário de Angra começa hoje ano letivo 2016/2017

Instituição acolhe cinco novos alunos

O Seminário Episcopal de Angra inicia esta segunda feira o novo ano letivo com algumas novidades- cinco novos alunos e novos professores- e para assinalar a abertura de um novo tempo de estudo será celebrada uma missa às 16h15, na Capela de Nossa Senhora da Natividade, presidida pelo bispo de Angra e que contará coma participação de todo o corpo docente.

Com duas dezenas de alunos, as aulas começam hoje e durante o ano letivo que vai começar, Jacob Vasconcelos e Nelson Pereira, naturais das ilhas das Flores e da Terceira, respetivamente, vão concluir a preparação para serem ordenados sacerdotes.

O corpo docente do Seminário de Angra também vai ser reforçado neste ano letivo, com a entrada de uma nova professora para a disciplina de Arte e Arqueologia, a conservadora Marta Bretão.

A disciplina dedicada aos documentos conciliares vai ser da responsabilidade do cónego Ângelo Valadão e, com a saída do cónego Adriano Borges foram redestribuídas as disciplinas de História que serão lecionadas pelo diácono Martins do Carmo e o padre Cipriano Pacheco.

Em entrevista ao Sítio Igreja Açores, o reitor do seminário de Angra destacou que começa o novo ano letivo “num clima de festa” depois da ordenação do diácono.

“Estamos animados para fazermos tudo ainda com mais convicção e entusiasmo”, disse o padre Hélder Miranda Alexandre.

O Pe Hélder Miranda Alexandre, responsável pela gestão e administração do Seminário, sublinhou que a entrada de novos seminaristas “anima” para levar a missão “com um maior entusiasmo”.

Os novos seminaristas são naturais de São Miguel, Pico e São Jorge e vão entrar para o ano propedêutico, o equivalente ao ano zero do sexénio.

O seminário de Angra “recuperou, este ano, a tradição” dos alunos entrarem para o seminário mais cedo para serem acompanhados no discernimento e caminhada espiritual a partir de uma idade mais precoce, como é o caso de um dos novos seminaristas, que é natural do Topo, em São Jorge.

O Seminário de Angra, foi fundado a 09 de novembro de 1862, e a instituição de ensino está presente na internet e em seminariodeangra.pt o visitante encontra “uma comunidade educativa em movimento” que apresenta na seção multimédia vídeos do seminário, vídeos vocacionais, áudios e fotografias que contam a vida e a história da instituição.

Scroll to Top