Seminário Episcopal de Angra altera plano curricular

Nova etapa passa pela introdução de cadeiras de sociologia e uma “profunda” renovação do sexto ano em termos da pastoral.

O Seminário Episcopal de Angra vai começar o próximo ano letivo a 17 de setembro com uma “profunda” renovação ao nível curricular, apurou o Portal da Diocese junto do Reitor, Pe Hélder Miranda Alexandre.

 

“Serão várias as cadeiras de sociologia que irão ser introduzidas no plano curricular ao longo de todo o curso bem como uma remodelação total do sexto ano, sobretudo no primeiro semestre,  que será muito enriquecido em termos da pastoral, com um sacerdote dedicado apenas a esse aspeto”, precisou o responsável máximo pela equipa formadora do Seminário Episcopal de Angra.

 

Para o efeito foi contratado um novo professor- Tânia Dias- Socióloga que assegurará a lecionação das cadeiras desta área curricular.

 

“Será uma mais valia pois irá fornecer as ferramentas necessárias para atendermos melhor à realidade social concreta e isso pode ser um fator de aproximação às comunidades”, sublinhou o Reitor.

 

Quanto ao projeto de ligação do Plano de Estudos do Seminário à Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa para efeitos de reconhecimento de título académico, Hélder Miranda Alexandre diz que “ainda não há novidades”  pois “a própria Católica está em reestruturação e não só não nos deu resposta a nós como também não deu ao Instituto Superior de Évora” .

 

A equipa formadora vai manter-se, havendo, contudo, uma “redistribuição” de competências que não “são mais do que acertos”, garantiu o responsável pelo Seminário.

 

Este ano o Bispo de Angra realizou a primeira visita pastoral à “Casa”, numa altura particularmente conturbada em que saíram cinco alunos.

 

“Foi um momento difícil mas que já foi ultrapassado e até teve um lado positivo: a comunidade, do ponto de vista dos seminaristas, ficou mais fortalecida e unida”, garante o Reitor que está esperançado num “reforço” do número de alunos para o próximo ano letivo.

 

“Julgo que poderemos contar com quatro ou cinco novos alunos, maioritariamente de São Miguel mas também da Terceira e isso dá-nos uma nova esperança”, enfatiza Hélder Miranda Alexandre.

 

No dia 18 de Agosto, na sequência da ordenação sacerdotal do Diácono Bruno Pacheco, realiza-se na Lagoa, uma reunião entre seminaristas, formadores e candidatos “justamente com o objetivo de nos aproximarmos”.

 

Para o ano há dois finalistas no Seminário- Pedro Aguiar, da ilha do Pico e Gaspar Pimentel, de São Miguel-; ambos serão ordenados diáconos mas só o primeiro deverá ser ordenado padre. Gaspar Pimentel terá de esperar, pelo menos mais um ano, porque não tem a idade prevista no Direito Canónico para a ordenação sacerdotal.

Scroll to Top