História da Igreja passa a ser lecionada em conjunto por dois professores convidados: Ricardo Madruga da Costa e Cónego Adriano Borges

O investigador Ricardo Madruga da Costa é o novo professor convidado do Seminário Episcopal de Angra para o próximo ano letivo, durante o qual lecionará a disciplina de História da Igreja. O docente foi professor da Universidade dos Açores tendo desempenhado também o papel de presidente do Conselho Geral da academia insular.

Com a entrada de Ricardo Madruga da Costa passam a ser sete os professores convidados leigos a integrar a equipa docente do Seminário Maior da diocese insular.

Também o Cónego Adriano Borges regressa ao Seminário, depois de um ano de interregno, como professor convidado da disciplina de História da Igreja.

Ainda no Seminário foi reconduzida a equipa formadora liderada pelo Reitor, Pe Hélder Miranda Alexandre, que lecionará a disciplina de Direito Canónico. Foram igualmente reconduzidos o Cónego Ricardo Henriques como Vice-reitor e Secretário do Seminário Episcopal de Angra e professor das disciplinas de Sagrada Escritura, Grego Bíblico, Formação Musical, Música Litúrgica; o Cónego Gregório Rocha como Diretor Espiritual e Professor de Teologia Dogmática e o Pe. José Júlio Rocha com Prefeito de Estudos e Professor de Teologia Moral.

Foram também reconduzidos o Pe. Cipriano Pacheco como Professor de Filosofia; o Cónego Hélder Fonseca de Sousa Mendes como professor de Teologia Pastoral e o Cónego João Maria Mendes como Professor de Direito Canónico.

O Monsenhor José Nunes foi dispensado do ofício de Vice-chanceler da Cúria Diocesana e de Capelão das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição na Comunidade de Santa Clara, por limite de idade.

O Pe. Padre Lima, ordenado em setembro do ano passado na Horta e que durante o último ano serviu como Vigário paroquial da Conceição, em Angra, será dispensado e enviado para estudos superiores em Teologia Dogmática na Universidade Gregoriana, em Roma.

Também o Pe. Bruno Espínola será dispensado para a formação e desempenho das funções de Capelão das Forças Armadas e de Segurança, de acordo com o Ordinariato Castrense de Portugal, acumulando com o ofício de Pároco das Sete Cidade e Ginetes, em São Miguel.