Com esta são 29 as capas oferecidas ao Senhor Santo Cristo por fieis devotos

A Capa que o Senhor Santo Cristo dos Milagres vai vestir estas festas, a partir de amanhã, foi oferecida por um casal emigrante no Canadá e apenas chegou ao Santuário há uma semana embora estivesse prometida há dois anos, disse esta manhã a Irmã Margarida Borges, Religiosa das irmãs de Maria Imaculada, guardiãs do Senhor Santo Cristo, durante uma conferência de imprensa promovida pela Irmandade em Ponta Delgada.

As maiores festas religiosas dos Açores arrancam hoje com abertura oficial da iluminação, com mais de 160 mil lâmpadas que enfeitam a fachada principal do Santuário do Senhor Santo Cristo. Vão ser presididas pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho. O Bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, presidiu esta manhã à missa dos doentes e estará presente na hora da saída da procissão da mudança e na missa Campal, onde dirigirá uma mensagem a todos os açorianos. No entanto, devido a questões de saúde não participará na procissão solene no domingo, estando apenas presente na saída e na recolha da imagem.

De acordo com a Irmandade “está tudo pronto para o arranque das festas” que são sempre “uma enorme responsabilidade sobretudo a partir de amanhã quando as irmãs nos entregarem a imagem do Senhor Santo Cristo”.

Este ano as festas têm como mote “Fé: confiança no caminho da salvação” e para a Irmandade trata-se de promover uma “relação de confiança, de crer e acreditar no Senhor Santo Cristo e fazer uma verdadeira reconversão”, disse o Provedor da Mesa da Irmandade, Carlos Faria e Maia.

“Desejo que o Senhor Santo Cristo nos abra o coração para que as festas decorram com o maior brilhantismo e a mesma devoção de sempre”, acrescentou.

Estas Festas vão ser transmitidas pela RTP Açores, cuja emissão passou a ser feita a nível nacional no Cabo a partir desta sexta feira.

A Directora do Centro Regional, Maria do Carmo Figueiredo, afirmou que esta “novidade em 40 anos de emissões” não podia ter acontecido noutra altura.

“A relação de fé e de confiança que os açorianos têm com o Senhor Santo Cristo é idêntica à que a RTP Açores procura ter com os açorianos e por isso esta era a data oportuna para iniciarmos a difusão nacional da RTP Açores no cabo”.

O canal regional vai estar disponível nos quatro operadores da rede Cabo (MEO-202; NÓS-189; Vodafone-149 e Cabovisão-28) e por isso estas festas vão poder ser acompanhadas a nível nacional.

A programação da RTP Açores prevê a cobertura da abertura das festas, esta sexta feira, às 21h00 (menos uma que no continente); amanhã a partir das 16h20 com a Procissão da Mudança da Imagem e no domingo em três momentos: a missa campal, a partir das 10h00 (em direto também na RTP 1); saída da procissão solene às 16h00 (em direto na RTP Internacional) e a recolha da imagem, no final da procissão.

Além disso, no dia 18 de maio, o Canal 2 exibirá uma reportagem especial no programa Visita Guiada, de Paula Moura Pinheiro, sobre o Resplendor do Senhor Santo Cristo.

“A nossa ideia é potenciar e dar visibilidade aquilo que é a cultura açoriana de modo a projetá-la” frisou ainda Maria do Carmo Figueiredo.

A festa que hoje começa e se prolonga até ao próximo domingo (os três dias de maior intensidade religiosa) vai contar com um dispositivo de segurança de 250 efetivos da PSP e uma reserva de elementos de mais 50 operacionais, confirmou o Comissário Ruben Medeiros, também presente na Conferência de Imprensa.

Além da parte religiosa, as festas têm uma componente social e lúdica, fortemente marcada pelas “barraquinhas” de “comes e bebes” que este ano são 12 e ficarão todas concentradas numa zona adjacente ao Campo de São Francisco, fora do recinto da festa, libertando o Campo de São Francisco apenas para a parte religiosa.

Em Ponta Delgada são esperadas cerca de 150 mil pessoas durante este fim de semana, com os voos entre os Estados Unidos e o Canadá completamente cheios de emigrantes que regressam a São Miguel nesta altura