06Iniciativa do Patriarcado de Lisboa vai ser apresentada a 7 e 8 de outubro no Seminário de Angra e mobiliza catequistas da ilha

Os catequistas da ilha da Terceira estão a ser convidados para participar numa sessão de apresentação do projecto “Say Yes- aprende a dizer sim”, delineado pelo Patriarcado de Lisboa com vista ao acompanhamento dos jovens até à data da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realiza em agosto de 2022.

A iniciativa terá lugar nos dias 7 e 8 de outubro, no salão do Seminário Episcopal em Angra e destina-se a todos os catequistas, sendo a apresentação feita por um dos seus autores, o Pe. Tiago Neto.

O projeto, nascido em Lisboa e abraçado pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé assume-se como “um laboratório de aprendizagem com propostas mensais para os adolescentes”.

Trata-se de um convite a entrar na grande peregrinação da fé com os jovens de todo o mundo rumo à JMJ, procurando favorecer o encontro com a pessoa de Jesus Cristo e a Igreja no serviço ao mundo.

O Sítio Igreja Açores acaba de ter conhecimento do programa de atividades do Serviço da Catequese, Evangelização e Missão, da diocese de Angra, que irá participar em peso nas Jornadas Nacionais de Catequistas que se realizarão em outubro em Fátima.

Habitualmente, a diocese de Angra está presente neste encontro com catequistas de várias ilhas, com especial destaque para a Terceira, São Miguel, Faial, São Jorge e Pico.

Este será um ano particularmente festivo para o Serviço da Catequese da diocese insular que celebra 60 anos.

No dia 3 de novembro será celebrada uma Eucaristia na Sé de Angra presidida pelo bispo de Angra, D. João Lavrador.

No dia 13 de novembro, às 20h00, realiza-se a Sessão Solene no Salão Nobre do Seminário Episcopal com a participação do Vigário Geral da Diocese, cónego Hélder Fonseca Mendes e intervenções do Cónego José Medeiros Constância que fará uma evocação histórico pastoral deste serviço, seguido de uma intervenção por parte de Cristina Sá Carvalho, Diretora do Secretariado Nacional de Educação Cristã, que falará sobre “O catequista diante de si”.

Neste ano pastoral, o serviço continuará com o plano formativo. Na ilha Terceira prossegue o Curso Geral de Catequistas que terá três momentos: de 21 a 24 de novembro, a formação incidirá sobre Psicologia; nos dias 23 a 26 de janeiro e 5 e 8 de março, centra-se na doutrina. Ambas as formações terão lugar no Centro Pastoral da Vila Nova, na ouvidoria da Praia da Vitória.