Serviço Diocesano da pastoral juvenil da ilha Terceira define programa para o ano pastoral

Jovens da Terceira atentos aos trabalhos preparatórios do Sínodo dos bispos

O Serviço da Pastoral Juvenil da Ilha Terceira reuniu os coordenadores e representantes dos vários grupos de jovens (cerca de 30), no passado dia 10 de Outubro de 2017, para delinear a estratégia para este ano pastoral que também tem os jovens na mira das ações diocesanas.

“Em linha com as propostas da Pastoral Juvenil da Diocese, acordadas no passado dia 5 de Outubro, e do Documento Preparatório da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”, planificámos o ano pastoral, tendo presente as iniciativas habituais dos anos anteriores” informa uma nota enviada pelo Serviço ao Sítio Igreja Açores.

De entre as ações previstas para este ano estão dois retiros/formação centrados no documento preparatório do Sinodo dos Bispo sobre os Jovens, a Igreja e a Fé, direcionados para os jovens de toda a Ilha dos 17 aos 30 anos.

Está igualmente prevista a Vigília dos Seminários, coincidente com a Vigília da Ordenação Presbiteral do Diácono Nelson Pereira e a Vigília de Oração na Quinzena das Vocações.

Em coordenação com as propostas diocesanas colaboram com a Jornada Mundial da Juventude, na elaboração do cartaz e hino, e em sintonia com o tema diocesano “Partilha, vem e segue-me” (Mt 19,21)  será organizada uma jornada própria: a Vigília na Vila Nova e o Dia Mundial da Juventude na Agualva. Serão os grupos de jovens dessas comunidades a assumir a realização destas iniciativas.

Os jovens terceirenses irão ainda colaborar na dinamização  do Dia Diocesano da Palavra (14 de Janeiro) e do Congresso Diocesano da Juventude no final do ano pastoral.

A equipa do Serrviço Diocesano na ilha Terceira é composta pelo P. Hélder Alexandre (reitor do Seminário), Edite Ormonde (Raminho), Lisandra Dinis (Vila Nova), Cármen Gonçalves (Conceição), Bruno Godinho (Quatro Ribeiras) e os seminaristas Jorge Sousa, Igor Oliveira e Sandro Costa.

Este serviço propõe-se a acompanhar os mais de 30 grupos de jovens de Ilha, contando  com a colaboração de todos para conduzir ao porto desejado os projetos a que nos propomos.

 

[FAG id=21400]

Scroll to Top