Serviço Diocesano de Liturgia promove primeiras jornadas do ano pastoral em São Miguel

Programa aposta na formação dos ministérios laicais de leitor, ministro extraordinário da comunhão e cantor

As ouvidorias de Vila Franca do Campo e da Lagoa, na costa sul da ilha de São Miguel, vão acolher as Jornadas de Liturgia promovidas pelo Serviço Diocesano de Liturgia, nos próximos dias 17 e 23 de janeiro respetivamente.

Em Vila Franca, as Jornadas terão a duração de dois dias- 17 e 18 de janeiro-  e na Lagoa de três dias- 23, 24 e 25- , sendo o programa consideravelmente o mesmo.

Leitores, grupos corais e ministros extraordinários da comunhão irão aprofundar a importância das suas funções na vida litúrgica das comunidades paroquiais. Além dos aspectos práticos destas funções, haverá um enquadramento teórico-teológico, seguindo-se também um enquadramento pastoral destes ministérios.

A doutrina do Concílio Vaticano II sobre a presença e a ação do Espírito Santo na vida da Igreja (cf. LG 4) projetou uma Igreja pluriministerial, rica de pastores, de profetas, de doutores, de anciãos, entre outros, na qual se manifesta a fecundidade carismática do Espírito do Ressuscitado. Na Exortação Apostólica Christifideles laici, São João Paulo II convidava à valorização dos carismas, desde os mais simples aos mais complexos «os quais devem ser recebidos com gratidão, tanto da parte de quem os recebe, como da parte de todos na Igreja» (ChL 24). E procurava distinguir entre ministérios, ofícios e funções (ChL 23).

Na sua programática Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, o Papa Francisco acentua a raiz batismal da condição discipular e missionária de todos os fiéis, independentemente do seu grau de instrução e reclama um novo protagonismo dos batizados (cf. EG 120), chamados a evangelizar os múltiplos ambientes da vida.

Programa da Jornada de Liturgia na ouvidoria da Lagoa

 

Scroll to Top