Sessenta e quatro casais preparam-se para receber o sacramento do matrimónio na ilha Terceira

Foto: Igreja Açores (arquivo)

Assistente do Centro de Preparação para o Matrimónio(CPM) diz que o número de casais está próximo do período antes da pandemia

É o primeiro curso de preparação para o matrimónio depois da pandemia que pode ser feito de forma completa. Desde esta sexta-feira até domingo, 30 casais estão reunidos no Seminário Episcopal de Angra para participar no primeiro turno de CPM organizado pela equipa de ilha.

“É o primeiro curso completo e está dentro dos números habituais; os temas são os de sempre mas, naturalmente, com uma adaptação dos casais formadores que fazem sempre um esforço para adaptar o esquema à realidade concreta” afirma o padre Gregório Rocha, assistente do CPM na Terceira.

“Os casais vão fazendo uma revisão de vida.; há um amadurecimento natural e os próprios casais que frequentam o CPM hoje têm uma realidade diversa: muitos já têm a experiência de viver em conjunto, outros até têm filhos , por isso, há que adaptar” refere o sacerdote.

Por outro lado, destaca, há uma vontade e motivação diferentes nos casais.

“Antes muitos faziam esta preparação porque era uma exigência; hoje a maioria procura esta preparação como forma de aprofundamento da vida espiritual conjugal; outros por influência de amigos” refere ainda o sacerdote.

No primeiro fim de semana de março realiza-se o segundo turno de preparação para o matrimónio na ilha Terceira, com mais 34 casais. Angra optou sempre por concentrar a formação num fim-de semana em vez das sessões repartidas ao longo de um período de tempo.

Em vez de encontros faseados a equipa do CPM na ilha Terceira prefere concentrar as palestras num só fim de semana, convidando vários casais a testemunharem a alegria do amor e da vida conjugal.

O CPM é um movimento de leigos e sacerdotes, reconhecido pela Igreja Católica, e que tem por objetivo a preparação de noivos para o Sacramento do Matrimónio.

“Pretende-se caminhar com os noivos na construção de um projeto de felicidade familiar vivida em consciência e liberdade como sacramento”, lê-se no seu sítio.

Em 2018, foi lançado o livro ‘Caminhada em Matrimónio – um guia para casais e famílias’, para ajudar a dar um novo impulso à pastoral da Igreja Católica, na sua missão de apoiar os noivos e casais na sua caminhada em comum, um projeto da autoria da Federação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio.

Scroll to Top