Largo do Recanto, entre Porto Martins, Cabo da Praia e Fonte Bastardo, acolhe missa campal dia 12 de outubro

As paróquias de Porto Martins, Cabo da Praia e Fonte Bastardo, na oividoria da Praia, voltam a celebrar em conjunto uma procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima este sábado, dia 12 de outubro, às 20h00.

As três procissões sairão das respetivas igrejas à mesma hora, seguindo até ao Largo do Recanto, zona de confluência das três paróquias, onde será celebrada uma missa campal.

“Este ano vai ser especial porque vai ser no sábado, estamos a preparar tudo envolvendo o Movimento da mensagem de Fátima das três paróquias, e por isso estamos a contar com uma boa adesão” referiu ao Igreja Açores o Pe. José Júlio Rocha, assistente diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima e pároco das paróquias de Porto Martins e Fonte Bastardo.

A iniciativa remonta à década de 60, do século XX, por ocasião da Guerra Colonial. Na noite do dia 12 de outubro, todos os anos, a população desta zona da ouvidoria da Terceira juntava-se neste lugar para rezar pelo fim da guerra e pelo regresso a salvo dos militares terceirenses que estavam no Ultramar.

“Hoje, ninguém imagina a dor de uma mãe, o seu sofrimento, por ter um filho na guerra e elas, muitas vinham descalças, juntavam-se todas para rezar à Senhora da Paz. Hoje são várias as pessoas que participam nesta celebração que tem no seu centro a Eucaristia” refere ainda o sacerdote.

À procissão de velas seguia-se sempre um sermão, que agora é substituído por uma missa campal, com a presença das três imagens pertencentes às respetivas igrejas paroquiais. De resto, cerca de vinte anos mais tarde, depois do inicio desta celebração foram construídos três nichos, forrados a azulejos em homenagem a Nossa Senhora, onde as imagens são hoje colocadas neste dia.

“É um momento muito evangélico porque se sublinha o essencial da mensagem de Fátima e não apenas uma mera devoção popular” esclarece o Pe. José Júlio Rocha.

De referir que os grupos corais das três paróquias irão juntar-se para animar a concelebração que reúne, igualmente os dois sacerdotes que servem nestas três paróquias, com destaque este ano para a presença do novo pároco do Cabo da Praia, cónego Manuel Carlos Alves.

Esta celebração este ano tem um especial significado já que, à mesma hora em Fátima, começa a peregrinação internacional aniversária de outubro, presidida pelo Cardeal de Seul, que encerra as grandes peregrinações internacionais aniversárias na Cova da Iria.