Vaticano divulga programa de viagem do Papa ao Cazaquistão

Visita, de 13 a 15 de setembro, prevê encontro com responsáveis religiosos de todo o mundo

O Vaticano publicou hoje o programa da viagem do Papa ao Cazaquistão, de 13 a 15 de setembro, para participar no VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais.

A chegada à capital cazaque, Nursultan, está prevista para as 17h45 (12h45 em Lisboa) de 13 de setembro, seguindo-se a cerimónia de boas-vindas no Palácio Presidencial e uma visita de cortesia ao presidente da República Kassym-Jomart Tokayev.

No mesmo dia, às 19h30, o Papa terá um encontro com autoridades, representantes da sociedade civil e do corpo diplomático no ‘Qazaq Concert Hall’, onde fará seu primeiro discurso.

A 14 de setembro, depois de um momento de oração em silêncio dos líderes religiosos, o Papa participa na abertura e sessão plenária do VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais, no Palácio da Paz e da Reconciliação, proferindo o seu segundo discurso.

Após a conclusão do evento, Francisco vai ter encontros privados com líderes religiosos.

O secretário do Vaticano para as relações com os Estados, D. Paul Richard Gallagher, apontou em julho a um possível encontro entre o Papa e o patriarca ortodoxo de Moscovo, Cirilo, durante este evento.

“Acredito que, se o patriarca e o Santo Padre viajarem ao Cazaquistão para esta grande conferência das religiões mundiais, sim, haverá um encontro. Temos de tentar superar as dificuldades e incompreensões para a unidade da Igreja”, indicou.

Ainda a 14 de setembro, pelas 16h30, Francisco preside a uma Missa na Praça da Expo.

O último dia da visita do Papa inclui um encontro com representantes da Igreja Católica, na Catedral Mãe de Deus do Perpétuo Socorro, antes da leitura da declaração final e conclusão do congresso, no Palácio da Paz e da Reconciliação.

(Com Ecclesia)

Scroll to Top