Programa foi hoje divulgado. Festa é presidida pelo novo arcebispo de Boston, D. Richard Henning
A festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres que se realiza no sexto fim-de-semana da Páscoa, de 23 a 29 de maio, em Ponta Delgada será presidida pelo arcebispo de Boston, D. Richard Henning e terá no seu encerramento uma “Via-Lucis da Esperança”, especialmente dedicada aos jovens.
“Nós temos um evangelho para partilhar com todos. Não se trata de um evento para cativar os jovens mas celebrarmos com eles a mesma fé” afirmou o cónego Manuel Carmos Alves, esta tarde na apresentação do programa da festa deste ano, com o lema “Cristo a nossa esperança”.
Esta Via-lucis da Esperança é um musical que envolve cerca de 80 pessoas, que protagonizarão 14 quadros da ressurreição de Jesus, fazendo memória de episódios e figuras histórias do cristianismo mas centrada numa linguagem moderna seja pelos temas seja pelo recurso a artes preformativas, desde a música, à dança sem esquecer a arte digital.
Este momento orante, escrito e pensado pelo Vigário Episcopal para o Clero, padre José Júlio Rocha, e adaptado musicalmente por Ana Paula Andrade, que é a diretora artística do evento, decorrerá no interior do Forte de São Brás, na quinta-feira, dia 29 de maio, pelas 20h30, sendo aberto ao público em geral.
A Via-Lucis é uma prática de oração e devoção que, como a Via-Crucis, acompanha os momentos da vida de Cristo, mas focando-se na sua ressurreição e aparições aos discípulos. É uma jornada espiritual que nos leva a contemplar a luz e o poder de Cristo ressuscitado.
A Via-Lucis da Esperança é um evento diocesano, organizado pelo Grupo Coordenador do Jubileu e que foi integrado nestas grandes festas da Cidade de Ponta Delgada. Envolve pessoas de quatro concelhos de São Miguel e de quase todas as paróquias de Ponta Delgada. O diretor musical desta Via-lucis é um antigo organista do Santuário do Senhor Santo Cristo, Miguel Batista. A cenografia será digital e está a ser desenvolvida por alunos da Escola Antero de Quental, da turma de artes, coordenada pela professora Alexandra Batista.
“Esta Via-lucis surgiu de um texto muito bonito, original, escrito pelo Padre José Júlio Rocha, retratando problemas muitos atuais, e que depois eu adaptei com um guião musical. pretendemos que este seja um momento de esperança, em que através da música os jovens poderão viver esta mensagem do Evangelho” referiu Ana Paula Andrade.
“Penso que será uma belíssima homenagem ao Papa Francisco que sempre quis que a Igreja olhasse para os jovens e os integrasse na vida quotidiana”, disse ainda.
As grandes festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres ocorrerão no fim-de-semana de 23 a 29 de maio. Começam, como é tradição, com a inauguração da iluminação e têm como ponto alto o Domingo do Senhor Santo Cristo, com a missa e a Procissão Solene.
No sábado haverá a mudança da Imagem, que ficará à noite em São José, numa vigília organizada e dinamizada pela Pastoral Juvenil, animando assim a oração e as reflexões de quem passará a noite com o Senhor.
No Domingo, pelas 08H00 da manhã, tal como já ocorreu em 2024, será celebrada missa em inglês na igreja paroquial de S. José, orientada para turistas e alguns emigrantes que tenham mais dificuldades em entender o português.
A festa será presidida pelo arcebispo de Boston, D. Richard Henning.
“É uma presidência que muito honra este Santuário, a Diocese de Angra e as comunidades açorianas da diáspora, que aproveitamos para saudar, convidar e acolher” afirmou esta tarde o reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo na conferência de imprensa de apresentação da Festa do Senhor Santo Cristo, que decorreu no Convento da Esperança.
O Tríduo de preparação será presidido pelo padre José Paulo Machado, atual Pároco da Fajã de Baixo, “qualificado membro do clero diocesano”.
“Todos são convidados a fazer festa, todos são chamados a prestar a sua homenagem ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, sem exageros nem protagonismos procurados” prosseguiu o reitor que sublinhou a importância desta festa, particularmente este ano em que o Santuário é Igreja jubilar de São Miguel durante o ano santo.
“Vivemos o ano Santo da Esperança e o Santuário é a Igreja Jubilar da maior ilha do Arquipélago. Visto por muitos como um porto seguro, onde as dores, os medos e as angústias podem ser entregues, os peregrinos chegam com o coração pesado e partem mais leves, confiando por quem foram ouvidos. Os relatos de fé, testemunhados ao longo de séculos, dão esperança a quem também espera uma graça” afirmou o cónego Manuel Carlos Alves.
“Neste ano, em particular, em que somos convidados a ser ´Peregrinos da Esperança´, peregrinamos ao santuário com o propósito de vivenciar a graça e a indulgência concedidas durante o período do Jubileu. É uma oportunidade para cada um se aproximar de Deus, renovar a fé e experimentar a misericórdia e a bondade de Deus”, disse ainda.
“Que esta seja uma oportunidade para cada um de nós se aproximar de Cristo, a nossa esperança como nos diz o lema deste ano pastoral no nosso Santuário” enfatizou o reitor convidando todos os peregrinos a serem “uma porta de esperança para todos”.
A capa que ornamentará a Imagem este ano é a que tem o número 25 e foi usada no ano jubilar de 2000, oferta do José António Estrela, residente nos Estados Unidos.
Como foi assinalado no ano passado, a partir do ano 2027 a capa que o Senhor levará na procissão será objeto de sorteio para que possam sair todas as capas.
Em relação à Liturgia, o Santuário anunciou, ainda, que vai aproveitar este ano “para fixar ritos” num processo que se pretende “venha a obter a aprovação da Santa Sé, com a recolha descritiva de todos os passos, procedimentos e orações”, contando para o efeito com a assessoria do padre Jorge Ferreira, sacerdote açoriano formado em Liturgia, que desempenha funções no Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
“Como certamente todos ainda nos recordamos do legado do falecido Papa Francisco a Igreja é para todos. Todos são convidados a fazer festa, todos são chamados a prestar a sua homenagem ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, sem exageros nem protagonismos procurados”, concluiu o reitor.
A Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres é a maior festa religiosa dos Açores organizada pela Irmandade do Senhor Santo Cristo e Pelo Santuário do Senhor Santo Cristo, á qual acorrem milhares de pessoas, incluindo locais, turistas e emigrantes, que se juntam no Campo de São Francisco.
A procissão realizada no domingo concretiza-se, segundo a tradição oral, no seguimento de uma procissão, sugerida pela Madre Teresa da Anunciada, uma religiosa clarissa cuja fama de santidade para o povo levou o Santuário a propor já a abertura da fase diocesana do processo para a sua beatificação.
A principal organizadora da Festa é a Irmandade do Senhor Santo Cristo que no dia 21 de abril completou 260 anos. Desde então tem sido a grande impulsionadora desta festa, guardando a Imagem durante o fim de semana.
Carlos Faria e Maia, Provedor da Mesa da irmandade, destacou a importância desta festa e o cuidado que a Irmandade coloca na sua realização, agradecendo aos jornalistas a forma como ajudam a levar a festa mais longe.