XI Jornadas Bíblicas na Horta e no Pico centradas em Lucas

As duas ouvidorias do grupo central desenvolvem mais um ano de trabalho conjunto

O grande desafio que se coloca neste ano da Misericórdia é “saber acolher sem julgar”, afirma o Pe Paulo Borges que é o pregador convidado da XI Semana Bíblica do Faial e do Pico que começou no inicio desta semana a e que se prolonga até amanhã.

As XI Jornadas Bíblicas Diocesanas, têm por base o Evangelho de Lucas que é apresentado pelo sacerdote, Diretor Diocesano da Pastoral da saúde e Capelão do Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada como o Evangelista da Misericórdia”.

Os dois encontros na ouvidoria do Pico realizam-se esta quarta e quinta feira, no Santuário do Senhor Bom Jesus.

Para trás ficam os encontros da Horta, que se realizaram a 15 de fevereiro no Salão Bom Pastor na Matriz da Horta e no dia 16 de fevereiro no Salão Paroquial dos Cedros.

De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores, pelos organizadores desta Semana Bíblica conjunta, o Pe Paulo Borges começa por fazer uma apresentação genérica do Evangelho de Lucas, contextualizando o sentido da identificação como o “Evangelho da Misericórdia”

“Lucas é conhecido como o evangelho da Misericórdia, não só por ser o evangelho que é lido na liturgia dominical deste ano extraordinário da misericórdia, mas porque a Boa Nova destina-se, primordialmente, aos mais desprotegidos e fragilizados da sociedade: os humildes, os pobres, os pequenos, os marginalizados, os pecadores públicos e as mulheres” refere a nota.

Apresentando a “regra de ouro de Lucas” que inspira o papa Francisco, o Pe Paulo Borges sublinha o seu significado: “A misericórdia significa acolhimento, bondade, dar crédito e confiança”.

E, acrescenta, a “misericórdia não apaga os pecados. O que apaga os pecados é o perdão. A misericórdia é o que Deus é, a sua essência do agir como Pai”.

Segundo o sacerdote, “Esta misericórdia torna-se prática, em três atitudes: não julgar, não condenar e perdoar”.

De acordo com a nota enviada ao Sítio Igreja Açores, o Pe Paulo Borges aproveita esta reflexão sobre o Evangelho de Lucas para apresentar as três parábolas da misericórdia: a ovelha perdida, a dracma perdida e o filho pródigo, que aparecem precisamente no coração do evangelho de Lucas.

DE acordo com o sacerdote, por exemplo, na parábola do filho pródigo o mais interessante é a atitude do pai.

“Ele vai ao encontro do filho, acolhe-o sem reservas e reabilita-o na sua condição filial. Abraça-o sem lhe fazer qualquer pergunta e faz festa pela alegria do regresso, comparando-a com uma ressurreição”, refere a nota lembrando que essa deve ser também a atitude dos cristãos para com os irmãos.

Scroll to Top