Festas decorrem até domingo na maior cidade açoriana

Arrancaram esta quinta feira as Grandes Festas do Divino Espírito santo de Ponta Delgada, uma iniciativa da Câmara Municipal com a especial colaboração da Paróquia de São Sebastião, que este ano conta com a presença do bispo timorense D. Ximenes Belo, prémio Nobel da Paz.
O prelado proferiu ontem à noite uma conferência sobre a “Espiritualidade Cristã” dando o pontapé de saída em mais uma edição destas grandes festas, que trazem a Ponta Delgada milhares de pessoas das freguesias, ligadas aos impérios e irmandades do Divino Espírito Santo. Ao todo no “quarto” do Espirito Santo, montado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, são esperadas 90 coroas e 110 bandeiras das várias irmandades e no domingo, a maioria incorporar-se-á na principal coroação do concelho que percorre as ruas do centro da cidade.
A Missa Campal, no adro da Igreja Matriz de São Sebastião, no domingo de manhã será outro dos momentos presididos pelo Nobel da Paz, às 9h30.
Ontem além da conferência foram inauguradas duas exposições de fotografia, junto à igreja da Matriz. No lado Sul da Matriz, é possível apreciar a exposição “Divino em Objetiva 2017”, organizada pela Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores (AFAA) com o apoio da Câmara Municipal, que dá a conhecer e reconhecer imagens que retratam esta forte manifestação popular e religiosa dos Açores. Já no lado Norte da Matriz, foi inaugurada a exposição de fotografia “Festas do Império do Divino Espírito Santo de Alenquer”, que revela as festas naquele concelho, com quem Ponta Delgada tem um acordo de intercâmbio cultural relativo à festividade. De resto, o vice-presidente da Câmara Municipal de Alenquer estará em Ponta Delgada para as festividades. De referir ainda que estarão, também, a participar nas XV Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, o Presidente da Casa dos Açores da Nova Inglaterra, Estados Unidos da América, uma delegação da cidade de Mississauga, no Canadá, uma delegação de Tomar, bem como, a Diretora da Academia Catarinense de Letras, do Brasil.
Com estas Grandes Festas em honra do Divino Espírito Santo, que decorrem de 5 a 8 de julho, reúnem-se Impérios e as 24 Freguesias do Concelho, ampliando, divulgando e perpetuando um sentimento coletivo, tradicional e religioso.
Amanhã de manhã, serão distribuídas as pensões, seguindo-se a partilha popular das sopas do Espírito Santo, no Campo de São Francisco e, de tarde, haverá o grande cortejo etnográfico, com as 24 freguesias do concelho.

A animação musical do evento estará a cargo entre outros da Banda Minerva, dos Ginetes, do Grupo de Folias do Espírito Santo da Covoada, do Agrupamento musical “Brumas da Terra”, de Cantigas ao Desafio e, ainda, dos Myrica Faya, da Terceira.

As Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada são uma iniciativa da autarquia que conta com a participação de muitos voluntários e a generosidade de vários organismos que contribuem com a carne, o pão e o vinho para a função do Espírito Santo. Parte destas ofertas são depois encaminhadas pela autarquia para as instituições particulares de solidariedade social do concelho.