Movimento de Romeiros promove primeira formação sobre perfil dos Procuradores das almas

Iniciativa insere-se no âmbito do Plano Pastoral para este ano

Realiza-se este domingo a primeira formação promovida pelo Movimento Romeiros de São Miguel (MRSM) sobre o perfil dos procuradores das almas, no auditório da Escola Secundária de Lagoa das 14h30 às 17h30.

“Esta formação pretende ser, acima de tudo, uma reflexão sobre aqueles (procuradores das almas) que são o elo que ligação entre os romeiros e as comunidades”, refere uma nota do MRSM informando que ela se destina aos mestres,  contramestres e colaboradores e terá a orientação dos romeiros Paulo Cesar (Lombinha da Maia), Raul Medeiros (São Pedro de Ponta Delgada) e Eduíno Piques (Matriz Ribeira Grande).

Esta formação é a primeira de uma série de formações previstas pelo Grupo Coordenador do MRSM que, sintonizado com as orientações de pastoral definidas pelo prelado diocesano, aponta para o desenvolviemnto de um plano de ação que passa  pela “criação de um maior espirito de cooperação entre os agentes pastorais do movimento, pelo acompanhamento e  dinamização da pastoral do movimento nas Paróquias e Ouvidorias, pela promoção da comunhão com outras realidades eclesiais e pela revisão do Regulamento”.

Para desenvolver este plano, estão a ser formadas equipas de ação pastoral nas áreas da comunicação, formação, pastoral e cultura, estando já definidos os objetivos e as tarefas a desenvolver.

O MRSM vai também elaborar  o Boletim O Romeiro e prosseguir com uma presença permanente nas redes sociais bem como a gestão do sítio web do movimento, que foi renovado.

Do ponto de vista formativo há dois grandes objetivos: elaborar o Guia para as 20 secções de preparação para a Romaria Quaresmal e desenvolver a caminhada formativa para Mestres, Contra Mestres e Colaboradores.

No que respeita aos aspetos pastorais, o MRSM quer “identificar e caracterizar os Grupos Paroquiais existentes, criar uma rede de partilha e encontro entre os Grupos Paroquiais e elaborar um Guia para os Encontros dos Grupos Paroquiais”.

Durante o ano pastoral esta equipa coordenadora quer, ainda, desenvolver trabalho sistemático para “ documentar a história do Movimento, elaborar um inventário imaterial e material das Romarias e do Movimentos, criar um arquivo em papel, áudio e vídeo  e promover eventos culturais (Exposições, tertúlias, etc.)”.

Entretanto, a partir desta sexta feira,  A Crença disponibiliza ao MRSM uma página mensal (primeira edição do mês) para serem divulgadas  informações e atividades do MRSM com os seus leitores em geral e com os irmãos romeiros em particular.

Assim sendo, o Boletim «O Romeiro» do MRSM deixa de ser trimestral e passa a ser substituído por esta pagina mensal com o mesmo nome.

Desta forma, o MRSM está a cumprir com um dos objetivos específicos para este ano pastoral: Promover a comunhão com outras realidades eclesiais. Desta feita, com a única realidade eclesial de comunicação social católica da ilha de são Miguel.

Scroll to Top