Primeiro turno de CPM realiza-se este fim de semana no Seminário de Angra

26 casais de noivos da ilha Terceira estão a fazer o seu Curso de Preparação para o Matrimónio(CPM) durante este fim de semana, entre sábado e domingo, no Seminário Episcopal de Angra, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

Trata-se do primeiro de dois turnos de CPM organizados na ilha, juntando casais das duas ouvidorias, em cada ano pastoral.

A primeira sessão, designada de reunião zero, teve lugar terça feira e nela compareceram os diferentes casais.

O CPM da Terceira opta por uma formação intensiva de dois dias, a que acresce a primeira sessão para conhecimento mutuo. A equipa formadora de ilha é composta por seis casais e um assistente espiritual.

Este ano, o Curso conta já com novos materiais publicados em setembro. Concretamente o livro  ‘Caminhada em Matrimónio – um guia para casais e famílias”.

Esta obra resultou de quase dois anos de trabalho, feito em conjunto com as dioceses portuguesas, mais concretamente com os bispos e com quem trabalha no terreno com os noivos e casais.

O guião está dividido em três partes, cada uma com seis temas para debater: uma primeira intitulada ‘Para refletir individualmente’,; uma segunda parte mais direcionada ‘Para os encontros de CPM’, e uma terceira intitulada ‘Para aprofundar mais’.

Temos depois ainda dois anexos dedicados aos ‘Movimentos da Pastoral Familiar’ e às ‘Leituras da celebração do Matrimónio’.

Os CPM´s são obrigatórios para quem quer celebrar o matrimónio religioso e são organizados em função de temas. Cada casal formador prepara um tema que é apresentado aos futuros casais de uma forma testemunhal e depois, há trabalho de grupo.

(Com André Furtado)